MPF aponta ligação entre PCC e máfia italiana

4 nov 2014 - 09h01

Uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta, pela primeira vez, uma ligação entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a máfia italiana N'Drangheta. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, os grupos criminosos se associaram para facilitar a chegada da cocaína vinda da Bolívia até os portos da Espanha, Holanda e Itália, passando pelo porto de Santos. A denúncia surge dos indiciamentos da operação Oversea, desencadeada pela Polícia Federal no dia 31 de março.

Publicidade

A Procuradoria da República não confirmou os nomes dos denunciados, mas informou que eles foram detidos com 230 mil euros, enquanto tentavam embarcar com 56 quilos de cocaína.

Interceptações de mensagens de texto entre integrantes da quadrilha e um homem chamado Dido, que seria o contato no Brasil da máfia, foram obtidas em 13 de fevereiro. A base de toda a operação seria na Calábria, no leste italiano. "O transbordo é em Gioia e o (destino) final é Napoli”, disse Dido em uma das mensagens.

O suspeito vinha sendo monitorado pelo departamento de narcóticos italiano. A carga citada acabou sendo apreendida no próprio porto, dias antes da operação Oversea ser deflagrada. A cooperação entre as polícias brasileira e italiana foi costurada com apoio do Departamento Antidrogas dos Estados Unidos (DEA).

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se