RJ: com superlotação de restaurantes, peregrinos comem nas calçadas

Tornou-se praticamente impossível encontrar uma lanchonete que não tenha uma fila imensa em Copacabana. Na falta de mesas, fiéis sentam no chão e comem

26 jul 2013 - 16h42
(atualizado às 17h16)
Peregrinos fazem lanche no chão da esquina da rua Paula Freitas
Peregrinos fazem lanche no chão da esquina da rua Paula Freitas
Foto: André Naddeo / Terra

Com a transferência da vigília e da Missa de Envio com o papa Francisco para Copacabana, eventos estes que encerram a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, o bairro vive dias de superlotação não apenas nos transportes e nas ruas, mas também nos restaurantes. Peregrinos, sem mesas, estão comendo nas calçadas da zona sul do Rio de Janeiro. 

Publicidade

“É o jeito, passei uma hora para conseguir comprar esse lanche, estou cansado. Vou comer no chão mesmo”, disse a argentina Fidélia Vargas, que veio de Mendoza para o Rio de Janeiro para participar do evento. Na tarde desta sexta-feira, dia da realização da Via Sacra ao longo de toda orla de Copacabana, almoçar pelo bairro era um exercício de paciência. 

No McDonald´s da rua Hilário de Gouveia, a fila de peregrinos a espera de um lanche, às 14h, chegava até a esquina da rua Barata Ribeiro. A paraense Laura de Oliveira gastou uma hora e meia para conseguir se alimentar com o vale refeição oferecido dentro do kit para os fiéis da JMJ. “Perdi até a fome, mas vou comer para aguentar ficar até o final”, contou. 

Moradora do bairro há 50 anos, a aposentada Maria Santana reclamou da transferência dos demais eventos dos chamados Atos Centrais do megaevento católico para o bairro. “Haja paciência, como eu vou pegar essa fila para almoçar? Não tem nem lugar para sentar. Eu não cozinho, preciso almoçar fora”, relatou. 

Copacabana é um bairro com cerca de 30% de moradores com mais de 60 anos. Caso da também aposentada Judite Ramalho, de 81 anos. “Não consigo nem sair do meu prédio direito, quase tropecei nesses peregrinos. A festa é bonita, mas precisa de mais organização”, reclamou, apontando para o seu edifício, onde um grupo de jovens lanchava simplesmente em frente a porta de entrada. 

Publicidade

Papa Francisco no Brasil

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada
Video Player
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa

Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações