O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seguem em empate técnico em um eventual segundo turno, embora o petista continue numericamente à frente do senador, mostrou pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira.
A pesquisa mostrou Lula com 41% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno, ante 40% na pesquisa de 10 de agosto. Flávio, filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece com 36%, ante 35% na rodada anterior. Nenhum dos demais candidatos ultrapassa a marca de 5%.
Em um eventual segundo turno entre o presidente e o senador, Lula aparece com 47%, ao passo que Flávio soma 44%, mantendo o mesmo patamar da pesquisa passada. Como a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ambos seguem em empate técnico.
O levantamento também indicou maior consolidação das preferências eleitorais. Entre os entrevistados que declararam voto em algum candidato, 78% disseram que sua decisão já está tomada e não vai mudar, ante 74% na pesquisa anterior.
A pesquisa do instituto Nexus, contratada pelo banco BTG Pactual, mostrou que a rejeição a Lula é de 49%, mesmo nível na pesquisa anterior. O percentual dos que rejeitam Flávio recuou para 51%, ante 52% na pesquisa anterior.
O levantamento apontou que a avaliação negativa do governo Lula caiu para 42% ante 44%, ao passo que a avaliação positiva manteve-se em 34%, e a regular cresceu para 23%, ante 21%.
A desaprovação a Lula é de 48%, ante 49% na pesquisa anterior, enquanto a aprovação subiu para 47% ante 46%.
O Nexus ouviu 2.003 pessoas entre os dias 14 de agosto e 16 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.