Eleição tem maioria de candidatos homens, brancos e empresários; veja gráficos

Homens representam 65% das candidaturas, na contração do eleitorado, que tem maioria feminina, considerando dados atualizados pelo TSE até sábado

16 ago 2026 - 19h03
(atualizado às 19h40)
BRASÍLIA — A eleição deste ano tem uma quantidade maior de candidatos homens, brancos e empresários, conforme levantamento do Estadão com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
BRASÍLIA — A eleição deste ano tem uma quantidade maior de candidatos homens, brancos e empresários, conforme levantamento do Estadão com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foto: Dida Sampaio/Estadão / Estadão

BRASÍLIA — A eleição deste ano tem uma quantidade maior de candidatos homens, brancos e empresários em comparação a outros grupos, conforme levantamento do Estadão com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados não são definitivos, pois a base de informações ainda poderá ser atualizada pela Justiça Eleitoral nos próximos dias. O levantamento foi feito com números atualizados no sábado, 15, às 19h40, após o término do prazo para registro das candidaturas.

Publicidade

Os homens formam 65% das candidaturas atualizadas até o momento, enquanto as mulheres compõem 35% dos candidatos concorrendo nas urnas. São 13.320 homens e 7.116 mulheres pedindo votos aos eleitores, incluindo todos os cargos.

Os candidatos brancos são 9.940, 48,64% do total de registros atualizados. Pardos representam 36,25% desta eleição, enquanto pretos são 13,64%, indígenas, 0,94% e amarelos, 0,51%.

A quantidade contrapõe o perfil do eleitorado, que é formado por 53% de mulheres e maioria parda (51,76%) nas eleições 2026.

Publicidade

Em relação à faixa etária, há mais candidatos entre 45 e 54 anos (32,52%). Em seguida, estão políticos de 35 a 44 anos e de 55 a 64 anos. Candidatos de 18 a 24 anos representam apenas 1,26% do total atualizado até o momento.

Quando são consultadas as ocupações dos candidatos, a maior parte é de empresários, seguida por advogados, deputados, vereadores, policiais militares, médicos, servidores públicos estaduais, comerciantes e estudantes. A categoria "outros" reúne outras ocupações não especificadas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se