O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "histórica" a aprovação do acordo comercial com o Mercosul pelos países da União Europeia.
Em publicação nas redes sociais, o mandatário destacou que o tratado é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico, com benefícios para os dois blocos", em meio a um cenário de "crescente protecionismo e unilateralismo".
"Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo", escreveu Lula.
Segundo o presidente, o texto "amplia alternativas para exportações brasileiras e investimentos produtivos europeus e simplifica regras comerciais para os dois lados". "Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos", salientou.
Já o embaixador brasileiro em Roma, Renato Mosca, destacou a importância da conversa mantida em dezembro passado entre Lula e a premiê da Itália, Giorgia Meloni, para garantir o tratado comercial.
Em entrevista à CNN Brasil, o diplomata disse que o diálogo dos dois líderes foi "positivo em todos os aspectos". "Brasil e Itália são parceiros estratégicos e têm muito a ganhar com o acordo. Em 2025, as exportações do Brasil para a Itália cresceram mais de 20%, e esperamos que esses números possam avançar ainda mais", afirmou.