Lula cobra compromisso de Trump e Xi Jinping com clima

Petista declarou que país organizará em Belém a 'COP da verdade'

2 out 2025 - 16h58
(atualizado às 17h10)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em um evento no Pará que deseja saber se os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, estão realmente comprometidos em contribuir financeiramente para a preservação das florestas .

Petista declarou que país organizará em Belém a 'COP da verdade'
Petista declarou que país organizará em Belém a 'COP da verdade'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Eu quero saber se os presidentes Trump, Xi Jinping e Macron estão preocupados em resolver o problema da situação climática", afirmou o mandatário durante um discurso.

Publicidade

"Porque, para que a gente mantenha nossa floresta em pé, é preciso que aqueles que poluíram o mundo há muito mais tempo do que nós resolvam pagar para que possamos garantir qualidade de vida ao povo que mora na Amazônia", acrescentou.

Apesar das divergências que mantém com Trump, Lula convidou formalmente o líder republicano para participar da COP30, que será realizada no início de novembro em Belém, capital do Pará.

Os líderes brasileiro e americano se reaproximaram há nove dias, durante um breve encontro à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, onde ambos concordaram em realizar uma reunião.

Lula encabeçou um evento na Ilha de Marajó, no interior do estado, ao lado do governador Helder Barbalho (MDB), onde reforçou o compromisso com a realização da conferência climática.

Publicidade

Ele ainda admitiu que a capital paraense enfrenta uma série de desafios para sediar a COP30. Vale recordar que governos estrangeiros e organizações ambientais expressaram preocupação com os altos preços dos hotéis e a limitação da infraestrutura da região.

"Eu sabia dos problemas, eu conheço Belém há 30 anos. Por que aceitamos o desafio de fazer a COP lá? Porque é preciso demonstrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade", disse o mandatário.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações