Hospital confirma morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia

3 fev 2017 - 19h44
(atualizado às 20h01)
Foto: Ricardo Stuckert

Por meio de uma nota, o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, confirmou a morte da ex-primeira-dama do Brasil Marisa Letícia Lula da Silva, de 66 anos. Segundo o comunicado, o óbito foi constatado às 18h57 desta sexta-feira (3).

Durante o dia, os médicos submeteram a esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois testes, um às 12h05 e outro às 18h05, para comprovar a perda definitiva das funções cerebrais, que já havia sido indicada um dia antes. Ela estava internada desde a semana passada devido a um acidente vascular cerebral (AVC).

Publicidade

O velório de Marisa será realizado neste sábado (4), das 9h às 15h, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde a ex-primeira-dama e o ex-presidente se conheceram. A cremação ocorrerá logo em seguida, no Cemitério Jardim da Colina, em cerimônia privada.

Foto: Ricardo Stuckert

Nascida em São Bernardo, no dia 7 de abril de 1950, Marisa se casou aos 19 anos com um taxista, com quem teve seu primeiro filho, Marcos. Seis meses após o matrimônio, seu marido foi assassinado.

Em 1973, aos 23 anos, a ex-primeira-dama conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Os dois se casaram em maio de 1974 e tiveram três filhos, Fábio Luiz, Sandro Luis e Luis Cláudio.

Em fevereiro de 1980, Marisa participou ativamente dos eventos que marcaram a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), sendo inclusive a responsável por costurar a primeira bandeira da sigla.

Publicidade
Foto: Ricardo Stuckert

Quando Lula foi preso pela ditadura com diversos sindicalistas, a ex-primeira-dama liderou a "Passeata das Mulheres" pedindo a liberdade do marido e de seus companheiros e organizou reuniões clandestinas em sua casa.

Ela se envolveu pessoalmente nas campanhas eleitorais de Lula, mas foi uma primeira-dama bastante discreta durante os oito anos de mandato do esposo. Em 2016, Marisa virou ré em duas ações ligadas à Operação Lava Jato.

Cidadã italiana, ela vinha de uma família originária da Lombardia, no norte do país europeu.

Lula autoriza doação dos órgãos da sua mulher Marisa Letícia
Video Player
Fonte: ANSA
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se