URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: grande incêndio em favela deixa 1 morto em SP

22 dez 2011 - 11h01
(atualizado em 29/12/2011 às 10h58)

Um incêndio de grandes proporções atingiu a favela do Moinho, em Campos Elísios, região central de São Paulo, por volta das 10h desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros informou às 13h50, uma hora após o fogo ter sido controlado, que um corpo carbonizado foi encontrado no local.

Moradores foram resgatados de helicóptero a partir de terraço de um prédio abandonado ao lado da favela e também atingido pelas chamas. Parte dele caiu perto dos trilhos do trem, e há risco de desabamento. Os socorridos tiveram de "embarcar" em cestas presas ao Águia por uma corda para serem transportados a salvo até o solo. A Defesa Civil interditou o edifício abandonado e envia mantimentos para os desalojados. A assistência social cadastra as famílias para encaminhamento para abrigos ou casas de parentes. As dimensões do estrago devem ser precisadas após o fim desse procedimento, ainda nesta tarde.

Publicidade

Trabalharam no combate às chamas 37 viaturas e pelo menos 120 homens. Dezesseis caminhões-tanque com 10 mil l de água se revezaram no abastecimento. Três vítimas foram socorridas, e um bombeiro se feriu ao ajudar um morador a retirar uma televisão do local, sendo atingido na cabeça pelo eletrodoméstico.

O Instituto de Criminalística deverá determinar a causa do incêndio, e o Corpo de Bombeiros elenca as hipóteses mais prováveis na seguinte ordem: curto circuito, displicência ao cozinhar, vazamento da gás ou ato criminoso.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que as linhas 7 e 8 do trem entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda estão paralisadas devido ao incêndio. Ambas passam em frente ao local das chamas. Os trens operam normalmente entre as estações Barra Funda e Jundiaí, na Linha 7-Rubi e entre Barra Funda e Itapevi na Linha 8-Diamante. A alternativa para os usuários que precisam acessar a região é pelo Metrô, nas integrações gratuitas das estações Palmeiras-Barra Funda e Luz. Os usuários são informados pelo sistema de som dos trens e estações.

A Eletropaulo mobilizou uma equipe para o local no caso de a rede elétrica da região precisar ser desligada para os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Também acompanharam o combate ao incêndio a Defesa Civil e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que informou que os motoristas devem evitar as principais vias da região, como as avenidas Rudge e Rio Branco, as alamedas Nothmann e Ribeiro da Silva e a rua Sérgio Tomas. Ainda antes das 15h, entretanto, o trânsito na região já fluía normalmente.

Publicidade

Entre os feridos, uma pessoa atendida no pronto-socorro de Tatuapé sofreu fratura no punho e queimaduras, enquanto outras duas foram socorridas ao pronto-socorro da Santa Casa, com intoxicação causada pela fumaça. O bombeiro ferido foi encaminhado ao Hospital de Clínicas.

Veja o local do incêndio

Os internautas Henrique Yasuda, Ivan Ventura, Roberta Castro, Paula Pichioni, Rafael Rocha, Marcus Paulo Linares, Victor Maion, Mario Vasconcelos, Leandro M.D., Vilmar, Daniel, Roberto e Nilo de São Paulo (SP) participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações