Turista gaúcha é presa em flagrante em Salvador por injúria racial contra uma comerciante, com audiência de custódia marcada, enquanto a vítima toma medidas jurídicas cabíveis.
Uma turista do Rio Grande do Sul foi presa em flagrante pelo crime de injúria racial contra uma comerciante que trabalhava no Pelourinho, bairro turístico de Salvador (BA), na última quarta-feira, 21. Segundo a Polícia Civil da Bahia, a suspeita proferiu ofensas de cunho racial e cuspiu na vítima.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A mulher foi identificada como Gisele Madrid Spencer Cesar. Ela foi conduzida à Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin) e, ainda de acordo com a polícia, ao chegar no local, a mulher manteve conduta racista ao solicitar que fosse atendida exclusivamente por um delegado de pele branca.
A audiência de custódia que deve decidir se Gisele permanecerá presa está marcada para esta sexta-feira, 23. O Terra não encontrou contato da defesa da turista, mas o espaço permanece aberto para atualização.
A vítima, identificada como Hanna Rodrigues, usou as redes sociais para se pronunciar. Ela contou ter sido chamada de "lixo" pela turista.
"O que eu vivi não foi um mal-entendido, nem algo menor: foi uma violência marcada por ofensas de cunho racial, agressões e total desrepeito à minha dignidade enquanto mulher negra e trabalhadora", escreveu, em nota assinada em conjunto com um escritório de advocacia.
Hanna complementou ter recebido acolhimento do seu local de trabalho e que está tomando as medidas jurídicas cabíveis ao caso.