Operação Proteu prende suspeitos de aplicar golpe do bilhete premiado em idosos

Ação da Polícia Civil cumpriu mandados no RS e em Santa Catarina e resultou em prisões e apreensões

31 jan 2026 - 17h55

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta sexta-feira (30), a Operação Proteu com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no chamado golpe do bilhete premiado. A ofensiva foi conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia Distrital de Porto Alegre, sob coordenação do delegado Gustavo Pereira.

Foto: DCS/PC / Porto Alegre 24 horas

Durante a ação, três pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos, além de uma arma de fogo, dinheiro e objetos de valor. Os mandados de busca e apreensão e as prisões preventivas foram cumpridos em Passo Fundo, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no estado de Santa Catarina.

Publicidade

As investigações apontam que os suspeitos se passavam por pessoas humildes para enganar vítimas, em sua maioria idosos. Em pelo menos um dos casos apurados, o prejuízo causado ultrapassou R$ 580 mil. O grupo também se apresentava falsamente como atendente da Caixa Econômica Federal para confirmar a suposta autenticidade do bilhete premiado.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato majorado contra idoso. Segundo a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento para identificar novas vítimas, e os presos foram encaminhados ao sistema prisional.

SSPRS.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se