Operação policial apreende axolotes em restaurante de Porto Alegre

Os axolotes — anfíbios nativos do México cuja comercialização é proibida — estavam sendo mantidos em quatro aquários dentro do estabelecimento e foram recolhidos pelas autoridades

11 jul 2025 - 08h56

Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagrada na última terça-feira (8), resultou na apreensão de 74 axolotes, espécie exótica e criticamente ameaçada de extinção, em um restaurante localizado no bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre. A ação foi motivada por uma denúncia anônima encaminhada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Foto: Divulgação/SEMA / Porto Alegre 24 horas

Os axolotes — anfíbios nativos do México cuja comercialização é proibida — estavam sendo mantidos em quatro aquários dentro do estabelecimento e foram recolhidos pelas autoridades. Os animais estão, temporariamente, sob a guarda da Sema, que busca um local adequado para a destinação responsável dos exemplares.

Publicidade

A operação, batizada de Rota Aquática, também levou à prisão em flagrante do dono do restaurante, que foi autuado por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e receptação de animais silvestres. Durante as buscas, os agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) encontraram um quilo de maconha e armas irregulares no local.

Outro homem, que estava no restaurante durante a abordagem, também foi detido. Ambos não tiveram os nomes divulgados e irão responder em liberdade. A Polícia Civil investiga se havia comercialização ilegal dos animais, o que configuraria um crime ambiental adicional.

Segundo as autoridades, o restaurante segue funcionando normalmente, uma vez que não foram identificadas irregularidades estruturais ou sanitárias que justificassem a interdição do local. O foco da operação, segundo a Polícia Civil, era a apreensão dos animais e os crimes ambientais relacionados.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se