Mossoró prorroga vacinação contra o HPV para jovens até dezembro

Público-alvo de 15 a 19 anos que ainda não recebeu a dose única deve procurar uma Unidade Básica de Saúde

1 jul 2026 - 12h29

A cidade de Mossoró prorrogou a campanha de vacinação contra o HPV até o dia 31 de dezembro deste ano. A medida atende a um ofício do Ministério da Saúde e foca em jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante.

Foto: Imagem: gerada por IA / Portal Terra / TerrAI

Busca ativa e prevenção

O prazo anterior para o encerramento da imunização era nesta terça-feira (30). A estratégia atual busca resgatar o público que não tomou a dose única quando a vacina foi disponibilizada.

Publicidade

O coordenador do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Etevaldo Lima, afirma que a ação é uma oportunidade para a proteção contra o vírus, que pode evoluir para diferentes tipos de câncer. "O público-alvo que ainda não tomou sua dose do HPV, na dúvida, tome sua dose e se proteja", diz o coordenador.

Onde se vacinar

Os jovens que pertencem à faixa etária indicada devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que afeta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas anogenitais e câncer. A vacina atua de forma preventiva e não apresenta eficácia como tratamento para infecções ou lesões já existentes.

Texto gerado com ajuda de Inteligência Artificial e editado pelo nosso time de jornalistas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações