Um macaco-prego invadiu casas em Salvador, ferindo cinco pessoas, após ingerir álcool e medicamentos; foi capturado pela polícia e encaminhado ao CETAS.
Um macaco-prego invadiu casas de um condomínio na região da Paralela, em Salvador, e deixou cinco pessoas feridas após ataques na segunda-feira, 5.
Entre os feridos estão três moradores, um segurança e um policial militar. Segundo confirmou a Polícia Militar à reportagem do Terra, as equipes da Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental (COPPA) foram acionadas pelos moradores por meio do Centro Integrado de Comunicações (CICOM), da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), após relatos de que o animal apresentava comportamento agressivo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com relatos, o macaco chegou a quebrar um box de vidro e entrou em um quarto onde estava um bebê de apenas cinco dias de vida. Uma das vítimas relatou que o animal já havia invadido residências anteriormente.
Durante a ocorrência, também foi informado que o animal teria ingerido bebida alcoólica, álcool 70%, e uma cartela de medicamentos encontrados em uma das casas, o que pode ter contribuído para a alteração de seu comportamento.
Por volta das 11h, a guarnição iniciou os procedimentos para localização, contenção e captura. O macaco estava bastante agitado e investia contra pessoas e policiais, além de pular os muros de diferentes casas.
Após algumas tentativas de manejo, a captura foi concluída por volta das 14h30, com o uso de um puçá, espécie de rede, e luvas de couro.
O animal silvestre foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde especialistas constataram que ele estava debilitado. Moradores informaram que o macaco tem um proprietário identificado e é mantido legalmente, conforme certificado de origem, mas o responsável não estava no condomínio durante a ocorrência.
Os moradores e o segurança feridos foram levados à delegacia para prestar depoimento e registrar o caso, enquanto o policial militar mordido foi encaminhado a uma UPA da região para atendimento médico.