Um idoso, identificado como Roseval Sales de Oliveira, de 72 anos, morreu na tarde de domingo, 3, após um confronto contra policiais militares no bairro Boqueirão, em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. O caso ocorreu após uma briga familiar que terminou em disparos de arma de fogo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista à TV Tribuna, a filha de Roseval, Ana Carolina Ferrarini Sales de Oliveira, afirmou que o pai teve um "surto" em que ameaçou as filhas de morte, atirou na janela do quarto dos netos e fugiu para casa. Ana Carolina destacou que Roseval tinha problemas com alcoolismo e tomava medicamentos controlados para depressão.
"Sempre teve essa luta com a bebida e a transformação. Mas era só quando bebia. Não era todos os dias, não era uma coisa recorrente, mas quando acontecia, era muito grave", relatou. O acionamento da polícia foi um "ato de socorro" diante do surto. No entanto, a filha não imaginou que o pai atiraria contra os policiais.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de tiros na região. Ao chegar ao local, os agentes encontraram Roseval, que teria atirado contra eles. Houve reação policial, e o homem fugiu para dentro do apartamento dele.
Equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foram chamadas para apoiar a ocorrência. Ao entrar na casa, os policiais encontraram o idoso já sem vida. Não foi informado se a causa da morte foi provocada por si ou pelos policias. Conforme a SSP, a arma em posse do empresário era ilegal.
A perícia foi acionada e o caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande como morte decorrente de intervenção policial, ameaça, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, legítima defesa e homicídio tentado.