Com 2,7°C, Florianópolis tem madrugada mais fria desde 2002

28 jun 2011 - 09h46
(atualizado às 21h49)
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

O frio intenso na madrugada desta terça-feira provocou a temperatura mais baixa registrada em Florianópolis (SC) desde o ano de 2002. Os termômetros marcaram 2,7°C no início da manhã, segundo dados do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram). Em 2002, a capital catarinense registou 2,2°C. O recorde, de acordo com o Ciram, foi atingido em 2000: 0°C.

Como se mede a sensação térmica

A marca foi obtida no final da madrugada. O frio intenso ainda fez com que a capital catarinense registrasse pequenos pontos de geada em áreas mais altas. Mas o espetáculo não pôde ser acompanhado pela maioria das pessoas: assim que o sol apareceu, a temperatura subiu rapidamente e os pontos de gelo desapareceram.

Apesar da manhã mais fria dos últimos nove anos, muitos moradores de Florianópolis afirmaram ter sofrido mais durante o dia de segunda-feira. O motivo é que nesta terça as rajadas de vento perderam a intensidade. "O problema não é só o frio, era o vento. Do vento não tem como se proteger", disse Cláudio José Cândido, que aguardava a chegada de um ônibus para seguir ao trabalho. "Ontem foi muito pior", afirmou.

Em Urupema, mais uma vez a manhã foi a mais gelada do Estado: -7,3°C. A geada cobriu totalmente de branco os telhados e pastos da região.

O frio intenso ainda provocou temperaturas negativas na região oeste. A cidade de Caçador registrou -5,2°C e em Joaçaba os termômetros chegaram aos -4,3°C.

Especial para Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Everaldo, de Rio Negrinho (SC), Anderson Galcowski, de Indaial (SC), Josoenni, de Lebon Régis (SC), Bernardo Becker, de São Bento do Sul (SC), Edson André Lenzi, de Rio dos Cedros (SC), Vanderléia Letícia Tonolli Maus, de Benedito Novo (SC), Patrícia Vanzin, de Xaxim (SC), e Ademar de Souza Bueno Junior, de São José do Cedro (SC), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Apesar da temperatura mais baixa em nove anos, ausência de vento minimizou a sensação de frio em Florianópolis
Apesar da temperatura mais baixa em nove anos, ausência de vento minimizou a sensação de frio em Florianópolis
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se