Carnaval é feriado? Conheça os direitos do trabalhador

De acordo com a legislação federal, o Carnaval não é feriado; mas nem tudo está perdido: saiba quando é possível folgar

27 jan 2020 - 14h57
(atualizado às 16h23)

O clima festivo anuncia a chegada de um dos períodos mais aguardados pelo brasileiro. Não à toa, o Carnaval é conhecido por sua grandeza, capaz de mobilizar cidades inteiras durante quatro dias (ou mais, dependendo da região). No entanto, é justamente essa ideia de celebração que a data promove que acaba confundindo muita gente, ao pensar que esse é um feriado nacional, quando, na verdade, não é.

Carnaval de rua de São Paulo
Carnaval de rua de São Paulo
Foto: Fotos Públicas

O trabalhador que planeja curtir o Carnaval, seja viajando, em festas ou em blocos de rua, precisa ficar atento na hora de se programar para não ser surpreendido pelo patrão nas vésperas da folia. 

Publicidade

De acordo com a lei federal nº 662, de 1949, que determina quais são os feriados oficiais no País, o Carnaval não está incluído. Na prática, isso significa que os empregadores não têm obrigação de dispensar os funcionários nessa data. 

Mesmo assim, é possível folgar no Carnaval

Contudo, ainda que a legislação não preveja a liberação, é comum que algumas empresas concedam folgas nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas - que, neste ano, cai no dia 26 de fevereiro.

“É a empresa que decide se funcionará normalmente ou dispensará seus empregados”, explica a advogada especialista em Direito do Trabalho, Mayara Gaze. “Porém, havendo a liberação espontânea por parte do empregador, o funcionário não pode sofrer prejuízos na remuneração”, destaca a especialista do escritório Alcoforado Advogados Associados. Ou seja, aqueles empregados que trabalham nesses dias não têm direito a receber valores adicionais no salário. 

Gaze ressalta que há ainda casos em que o empregador pode decidir fazer um acordo com todos os seus empregados, propondo uma compensação de jornada de trabalho para aqueles dias em que permitiu a folga. 

Publicidade

De olho nas leis da sua cidade e estado

Mas isso não significa que a regra se aplica ao Brasil todo. Se o Carnaval for considerado feriado na lei estadual ou municipal, então os dias de folga estão garantidos. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira de Carnaval foi declarada feriado estadual por meio da Lei 5243/2008. 

A especialista chama atenção para o fato de que o empregador deve respeitar a prática da empresa, pois, quando há a quebra de padrão, há também a quebra do contrato de trabalho, o que pode levar a complicações jurídicas. 

“Por exemplo, se há mais de três anos a empresa dispensa espontaneamente seus funcionários no período de Carnaval e de repente passa a exigir o trabalho no período, havendo ou não a respectiva compensação, conforme o caso, haverá quebra do contrato de trabalho e novo documento deverá ser assinado pelas partes, contendo com as novas regras da empresa”, esclarece a advogada. 

Feriados em 2020 

Ao todo, este ano terá 9 feriados nacionais. Destes, seis serão prolongados -- ou seja, vão cair em segundas ou sextas-feiras, e 'emendar' com o final de semana. Só um deles vai cair em um final de semana: 15 de novembro, Proclamação da República, que cai em um domingo. 

Publicidade

Lista de feriados nacionais em 2020 

• 1º de janeiro (quarta): Confraternização Universal 

• 10, 11 e 12 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 10 

• 21 de abril (terça-feira): Tiradentes 

• 1º, 2 e 3 de maio (sexta a domingo): Dia Mundial do Trabalho é dia 1º 

• 5, 6 e 7 de setembro (sábado a segunda): Independência do Brasil é dia 7 

• 10, 11 e 12 de outubro (sábado a segunda): Nossa Senhora Aparecida é dia 12 

• 31 de outubro, 1º e 2 de novembro (sábado a segunda): Finados é dia 2 

Publicidade

• 15 de novembro (domingo): Proclamação da República 

• 25, 26 e 27 de dezembro (sexta a domingo): Natal é dia 25

Veja também:

Anitta aposta em Gabriel do Borel para hit do Carnaval! Conheça o DJ!
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações