Uma bola de fogo avistada na noite de 27 de outubro de 2025 em cinco estados brasileiros foi atribuída ao provável reingresso de lixo espacial, possivelmente o segundo estágio de um foguete chinês.
Na noite da última segunda-feira, 27, uma bola de fogo chamou a atenção de moradores dos Estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Sergipe. Imagens do fenômeno foram amplamente compartilhadas nas redes sociais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Embora muitos tenham especulado o motivo do objeto luminoso, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) garante que se trata de lixo espacial, que explodiu ao reentrar na atmosfera, transformando-se em meteoros. Processo que provoca a explosão e a bola de fogo.
"O objeto que gerou o fenômeno se tratava do segundo estágio de foguete chinês Long March 7A reentrando na atmosfera! Esse foguete lançou o satélite geoestacionário ChinaSat-3A em junho de 2024, e agora voltou em grande estilo iluminando os céus e gerando registros incríveis", informou Luzardo Júnior, bacharel em Ciências Aeronáuticas.