Uma ilha que fatura milhões de dólares devido à inteligência artificial. Essa é Anguilla, um pequeno território britânico com menos de 20 mil habitantes, localizado no leste do Mar do Caribe. De forma inesperada, a ilha tornou-se uma das maiores beneficiadas da IA. E tudo isso por causa de um detalhezinho digital: a terminação ".ai" dos endereços de internet, sigla usada para referir-se ao termo artificial intelligence (inteligência artificial, em inglês).
Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), a arrecadação com a venda e renovação desses domínios já representa quase um quarto das receitas do governo local, superando as fontes tradicionais de renda de outras ilhas caribenhas. Mas como um código criado nos anos 1980 deixou Anguilla milionária?
Conheça Anguilla: a ilha caribenha paradisíaca de 17 mil habitantantes
Localizada ao leste do mar do Caribe, Anguilla é um território ultramarino britânico que fica bem próximo à ilha de Saint Martin, o menor território do mundo dividido entre duas nações. Anguilla é conhecida pelo visual paradisíaco, com praias lindas, turismo de luxo e o clima quente durante todo o ano. No entanto, apesar da beleza extraordinária, Anguilla enfrenta alguns desafios, como a economia dependente do turismo, vulnerabilidade a eventos meteorológicos e limitações em infraestrutura.
Com quase 17 mil habitantes, a economia de Anguilla sobreviveu durante décadas de turismo, principalmente devido à hotelaria e serviços voltados a ...
Matérias relacionadas
Brasil no topo! País registra crescimento no GitHub e deverá fazer parte do Top 3 global em breve