A Arquidiocese Metropolitana de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, passou a contar oficialmente com um sacerdote responsável por exorcismos. O padre Kleber Tostes Pedro foi nomeado pelo arcebispo metropolitano, dom Moacir Silva, para exercer a função na região.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A decisão foi formalizada por meio de um decreto assinado em 26 de junho de 2026. Segundo o documento, a nomeação ocorreu "considerando as necessidades espirituais dos fiéis desta Arquidiocese e havendo necessidade de um sacerdote devidamente preparado para o ministério de libertação e cura".
A Arquidiocese de Ribeirão Preto reúne paróquias em 20 municípios do interior paulista e, até então, não contava com um sacerdote oficialmente designado para realizar o chamado Exorcismo Maior, rito reservado pela Igreja Católica a padres autorizados pelo bispo da diocese.
Com a nomeação, o padre Kleber passa a ter a faculdade "peculiar e expressa para celebrar o rito do Exorcismo Maior em favor dos fiéis que necessitarem, sempre em estrita observândia ao Ritual de Exorcismo aprovado pela Santa Sé e sob a orientação espiritual do Arcebispo Metropolitano".
No decreto, dom Moacir Silva recomenda que o ministério seja desempenhado com "extrema prudência, caridade pastoral e discernimento", em conformidade com as orientações da Igreja sobre a prática do exorcismo. O documento tem validade por tempo indeterminado, permanecendo em vigor até que haja nova determinação da autoridade eclesiástica.
Atualmente com 49 anos, o padre Kleber Tostes Pedro foi ordenado sacerdote em 2003 e é responsável pelas paróquias Jesus Misericordioso e Santa Edwiges.