Brasil celebra suspensão de tarifas decidida pela Suprema Corte dos EUA

Fernando Haddad declarou que efeito imediato da medida é 'favorável'

20 fev 2026 - 17h17
(atualizado às 17h37)

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de suspender as tarifas globais decretadas pelo presidente do país, Donald Trump, foi recebida de forma positiva pelo governo brasileiro.

Fernando Haddad declarou que efeito imediato da medida é 'favorável'
Fernando Haddad declarou que efeito imediato da medida é 'favorável'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A avaliação foi feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que acompanha o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um tour oficial pela Ásia.

Publicidade

"O efeito imediato, evidentemente, é favorável aos países que foram sancionados", afirmou Haddad em Nova Délhi, na Índia.

As tarifas haviam sido impostas por Washington em meados de julho do ano passado, quando os EUA anunciaram sobretaxas de até 50% contra o Brasil. Já em setembro, começou um processo de reaproximação entre Lula e Trump, com uma redução parcial das taxas sobre as exportações brasileiras.

Haddad também lembrou que a estratégia brasileira foi apostar em negociações diplomáticas para enfrentar o "tarifaço".

"O Brasil, em todos os momentos, comportou-se diplomaticamente da maneira mais correta. Acreditou no diálogo, acreditou na disputa pelos canais competentes, na contestação pelos canais competentes", comentou.

Publicidade

O ministro afirmou ainda que, após a redução das tensões, foi estabelecida "uma conversa direta" entre os chefes de Estado.

O contato bilateral mais recente ocorreu em janeiro, quando Trump telefonou para Lula. Na ocasião, os líderes acordaram a realização de um encontro presencial em Washington, previsto para o próximo mês. .

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações