Anvisa registra laboratório para fabricar teste para zika

10 out 2016 - 18h55
A Bahia registrou cerca de 55 mil casos suspeitos de vírus zika, somente este ano, em 357 municípios
A Bahia registrou cerca de 55 mil casos suspeitos de vírus zika, somente este ano, em 357 municípios
Foto: Agência Brasil

Lançado no primeiro semestre deste ano, na Bahia, o teste rápido para detectar o vírus zika obteve hoje (10) registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será fabricado e distribuído pelo laboratório público do estado (Bahiafarma) em todo o país, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame fica pronto em até 20 minutos, quando normalmente o paciente leva semanas ter o resultado.

O registro na Anvisa permite que a Bahiafarma produza e distribua o teste rápido para Zika a partir do antígeno NS1. Com o teste, é possível identificar se o paciente tem o vírus Zika no organismo, - independente de quanto tempo está infectado - ou se a pessoa já teve o vírus. Segundo a Bahiafarma, essa possibilidade não existia em outros métodos de diagnóstico existentes no mercado.

Publicidade

Com maior rapidez no resultado, o tratamento pode se tornar mais eficaz, pois o contágio pode ser confirmado assim que surgem os sintomas da doença e o tratamento é iniciado imediatamente.

A Bahiafarma é o primeiro laboratório público do país a desenvolver e registrar o teste rápido Zika NS1. Em relação a outros países, o laboratório informou que há interesse no produto brasileiro, pois poucos fabricantes têm a tecnologia e o preço é considerado atrativo, por serem testes "de alta qualidade a preços muito competitivos". Em junho passado, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve em Salvador para conhecer a tecnologia e disse, à época, que ainda era preciso o registro dos órgãos de controle.

De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde da Bahia, o estado registrou cerca de 55 mil casos suspeitos de vírus zika, somente este ano, em 357 municípios baianos.

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se