Patrocínio

“Sou um homem gay”: artista pop japonês assume homossexualidade em coletiva

Shinjiro Atae recebeu 2 mil pessoas em um auditório em Tóquio para fazer o anúncio; país asiático não permite o casamento homoafetivo

31 jul 2023 - 12h47
(atualizado às 14h04)
“Respeito vocês e acho que merecem ouvir isso diretamente de mim”, disse Shinjiro Atae ao assumir ser gay em coletiva
“Respeito vocês e acho que merecem ouvir isso diretamente de mim”, disse Shinjiro Atae ao assumir ser gay em coletiva
Foto: Reprodução/Instagram/@shinjiroatae1126

O artista pop japonês Shinjiro Atae, de 34 anos, revelou em recente coletiva de imprensa que é gay. O anúncio aconteceu em Tóquio, no Japão, em um auditório com cerca de 2 mil pessoas.

A declaração surpreendeu os fãs e ativistas da comunidade LGBTQIA+, pois isso é algo incomum no Japão, um país conservador e, também, o único do G7 no qual o casamento homoafetivo não é legalizado. Entretanto, em 2022, Tóquio passou a emitir certidões de união para casais do mesmo sexo da cidade, assim como já faziam mais de 200 municípios do país. Assim, os relacionamentos LGBTQIA+ passaram a ser tratados como casamento em serviços públicos, como assistência social, mas sem os mesmos direitos de pessoas legalmente casadas.

Publicidade

Shinjiro Atae, que estava em uma pausa na carreira, foi aplaudido pelas pessoas presentes na coletiva “O desafio da minha vida”, como o evento da revelação foi chamado. Ele preparou uma carta e declarou: “Respeito vocês e acho que merecem ouvir isso diretamente de mim. Durante anos eu tive dificuldade em aceitar uma parte de mim. Mas agora, depois de tudo que passei, criei coragem de me abrir com vocês sobre uma coisa. Sou um homem gay”.

Na coletiva, ele ressaltou o desejo que tinha dos fãs conhecerem quem ele realmente é e, com seu anúncio, levar conforto para as pessoas que podem estar receosas com sua sexualidade. “Não quero que as pessoas sofram como eu”, afirmou.

Antes de seguir carreira solo, Atae fazia parte do grupo pop AAA, no qual começou sua carreira artística aos 14 anos de idade. Em entrevista, ele disse que estava se preparando para isso há algum tempo. “Antes, pensava que, se me descobrissem, seria o fim da minha carreira. Por isso eu não podia falar para ninguém”, contou.

Antes de anunciar publicamente ser gay, Atae contou primeiro à sua família
Foto: Reprodução/Instagram/@shinjiroatae1126

Vulnerabilidades

Publicidade

O período que o artista passou em Los Angeles, nos Estados Unidos, o fez querer ainda mais assumir a sua sexualidade. Atae observou que, em Los Angeles, homens gays podiam se expressar de forma afetuosa em público. “Todo o mundo era tão aberto. As pessoas falavam de suas vulnerabilidades. No Japão as pessoas pensam que é melhor não falar sobre essas coisas”, contou.

Mas antes de anunciar publicamente, Atae contou primeiro à sua família. “Foi o momento de maior nervosismo que senti em me assumir”, disse em entrevista. A mãe, Suzuko, ficou surpresa ao saber. “Eu nunca havia imaginado isso”, disse ela, que tinha medo que o filho sofresse ataques por causa de sua sexualidade.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se