Por que as falas de Zé Neto sobre Anitta escancaram o machismo

Discurso do cantor sertanejo reflete aspectos comuns da ideologia machista

24 mai 2022 - 16h57

Há pouco mais de uma semana, durante um show realizado no município de Sorriso, em Mato Grosso, o cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, começou uma treta com Anitta do mais absoluto nada. Como se não bastasse a gratuidade das ofensas, Zé Neto ainda as permeou de machismo.

Durante todas as menções, Anitta se manteve em silêncio e preferiu não revidar o cantor
Durante todas as menções, Anitta se manteve em silêncio e preferiu não revidar o cantor
Foto: Reprodução

No dia 12 de maio, durante o show, o sertanejo fez um discurso em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra a Lei Rouanet. Ele disse:“A gente não precisa fazer tatuagem no ‘toba’ pra mostrar se a gente tá bem ou não, a gente vem simplesmente aqui e canta”. A referência é direta a uma tatuagem de Anitta e nada mais é senão um controle do corpo da artista. É como se a aparência fosse mais importante que a carreira e performance dela. Além disso, tenta opinar sobre  a liberdade que uma mulher deve ter  sobre o seu corpo, escolhas e ações.

Publicidade

A fala de Zé Neto repercutiu rapidamente. O cantor Latino concordou com o sertanejo e, no último dia 14, apoiou a “análise” de Zé Neto:

Mas o repertório de Zé Neto ainda não tinha acabado. No último dia 19, o cantor sertanejo voltou a alfinetar Anitta. Em determinado momento de um show em Dourados (MS), os fãs da dupla começaram a insultar a artista com o coro "Ei, Anitta, vai tomar no c*".

O cantor interrompeu o show e pediu que os fãs parassem. “Gente, não precisa. Vamos rezar por essas pessoas e que Deus abra a mente delas e que elas entendam”, disse. A expressão dá a entender que a cantora é digna de pena e orações.

Publicidade

“Que venha um dia, que um dia só na vida, calce uma botina amarela, entre num curral cheio de b*sta para separar o gado, tirar um leite, passar peia num bezerro. E ver que a vaca não dá leite, você tem que ir lá tirar. O leite que você compra na caixinha não vem bonitinho da caixinha, alguém tirou”, completou. Parece  que Zé Neto imagina que a cantora nunca trabalhou, reforçando o estereótipo de os homens trabalham, enquanto ela seria uma “dondoca”. 

No mesmo dia, Zé Neto chegou a comentar sobre a polêmica envolvendo a cantora em uma rede social. "Eu tenho um defeito muito grande quando eu bebo, eu falo muita verdade", declarou. Como se a bebida pudesse justificar os ataques. 

Durante todas as menções, Anitta se manteve em silêncio e preferiu não revidar o cantor.  No último sábado (21), durante um show em Dourado (MS), mesma cidade em que Zé Neto criticou Anitta, Pedro Sampaio elogiou a amiga. Antes de começar a música Envolver, ele fez questão de gritar ao público: "Eu não sei vocês, mas eu amo a Anitta". 

Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se