Estudo evidencia como experiências diversas no Parlamento ampliam o engajamento legislativo e fortalecem políticas de justiça racial. Prêmio Peregum de Combate ao Racismo foi entregue a parlamentares de destaque.
A pesquisa inédita Ranking Igualdade Racial 2025 mostra que parlamentares negros e mulheres são mais compromissados com políticas públicas estruturantes na área. Muitos e muitas em primeiro mandato, receberam o Prêmio Peregum de Combate ao Racismo.
“Nosso estudo evidencia que ampliar a diversidade no Parlamento não é apenas uma demanda democrática, é um fator que melhora a qualidade legislativa”, afirma Douglas Belchior, diretor de Articulação Política do Instituto de Referência Negra Peregum, responsável pela pesquisa e pela premiação.
A pesquisa evidencia que experiências diversas, especialmente de mulheres negras, impulsionam um padrão de engajamento mais intenso na pauta da igualdade racial, com maior atuação em votações, discursos, emendas e pareceres.
Mais de 37 mil atividades parlamentares analisadas
O estudo utilizou algoritmo desenvolvido pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) para o ranqueamento de parlamentares, baseado exclusivamente em sua atividade legislativa. No caso do presente ranking da Igualdade Racial, foram codificadas 37.089 atividades legislativas.
Entra elas estão votos nominais, discursos, pareceres, emendas e substitutivos, relativas a projetos legislativos aderentes ao tema. No total, 571 parlamentares entraram no ranking, pois desempenharam alguma atividade nos projetos que tramitaram conclusivamente na atual legislatura.
A conta inclui ações relativas a projetos de legislaturas passadas, por deputados que não se reelegeram. Foram contabilizadas iniciativas afirmativas, de combate ao racismo, educação, segurança pública, saúde, proteção à mulher, cultura, meio ambiente, emprego e renda. Esse ranking temático pode ser acessado AQUI.