Parente e povos originários: entenda termos usados por indígenas atualmente

Para os indígenas, o conceito do termo "parente" vai além do parentesco biológico direto; confira outras expressões

17 abr 2024 - 05h00
Resumo
Atualmente, os indígenas utilizam termos como 'aldeias', 'terra indígena' e 'povos isolados'. Todos eles são de grande importância para os indígenas; veja seus significados.
Indígena é outra maneira de se referir aos povos originários de uma determinada região
Indígena é outra maneira de se referir aos povos originários de uma determinada região
Foto: iStock/FG Trade

Indígenas de diversas etnias utilizam termos para se referirem a eles próprios, suas comunidades e terras. Essas nomeclaturas refletem não apenas suas tradições, mas também ressaltam sua cultura e história.

Confira 7 termos usados por indígenas atualmente:

Publicidade

Parente

O termo "parente" vai além do conceito de parentesco biológico direto. Entre diversos povos indígenas, eles se chamam assim como uma forma de reconhecer uns aos outros enquanto indígenas. O termo simboliza a história atual e ancestral que compartilham.

Povos originários

A expressão se refere aos grupos étnicos indígenas que são nativos de determinada região ou território. Esses povos são considerados os habitantes originais das terras que historicamente ocuparam. O termo reconhece a antiguidade e a história desses povos em relação às outras populações que colonizaram ou migraram para a região posteriormente.

Publicidade

Os 10 maiores povos indígenas do Brasil Os 10 maiores povos indígenas do Brasil

Indígena 

Indígena é outra maneira de se referir aos povos originários, que habitam um território há gerações e têm uma ligação histórica e cultural com o local. Esses grupos étnicos têm línguas, tradições, costumes e formas de organização social particulares à cada etnia. Em comum, eles mantêm uma relação profunda com a natureza e o meio ambiente ao seu redor.

Aldeia 

Aldeia é uma comunidade habitada por indígenas de uma mesma etnia. Geralmente, localizadas em áreas rurais ou remotas, as aldeias indígenas são caracterizadas por uma organização social e cultural distintas, que podem incluir casas, estruturas comunitárias, espaços cerimoniais e áreas para atividades agrícolas.

Território/terra indígena 

Publicidade

Território indígena ou terra indígena são as áreas de terra tradicionalmente ocupadas, usadas ou reivindicadas por povos indígenas. Essas áreas são consideradas fundamentais para a identidade cultural, bem-estar e sobrevivência desses povos, muitas vezes contendo sítios sagrados, recursos naturais vitais e locais de importância histórica e cultural.

Etnia 

Etnia se refere a um grupo social unido por laços culturais, linguísticos, ancestrais ou territoriais comuns. Em contexto indígena, a etnia é muitas vezes associada a uma comunidade que compartilha uma história, língua, cultura e território específicos. Cada etnia indígena pode ter suas próprias tradições, crenças, costumes e práticas distintas, contribuindo para a diversidade cultural entre os povos indígenas.

Povos isolados 

A expressão é usada para se referir a grupos indígenas que vivem sem contato significativo com a sociedade ou com outros povos indígenas. Eles geralmente habitam regiões remotas, como florestas densas, montanhas ou ilhas isoladas, e mantêm um estilo de vida tradicional, muitas vezes caçando, coletando e praticando agricultura de subsistência.

Esses povos geralmente evitam o contato com estranhos devido a preocupações com doenças, violência ou perda de território e recursos naturais. O contato com a sociedade pode representar uma ameaça séria para a saúde e sobrevivência desses povos.

Publicidade
Por que abril é o mês dos indígenas?
Video Player
Fonte: Redação Nós
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se