Rebater energias negativas e forma de conexão: o que o uso do cocar significa para os indígenas

O cocar tem significados profundos que podem variar de acordo com a etnia e é importante para a identidade das comunidades indígenas

16 abr 2024 - 05h00
Resumo
O cocar é um adorno importante para os povos indígenas, simbolizando identidade, status, história, conexão com a natureza e ancestrais.
O cocar frequentemente usado em cerimônias, rituais e eventos indígenas importantes
O cocar frequentemente usado em cerimônias, rituais e eventos indígenas importantes
Foto: iStock/Brastock Images

O cocar tem um significado cultural profundo para muitos povos indígenas do Brasil. Embora o significado específico possa variar de acordo com a etnia, tradição e região, o adorno é frequentemente usado em cerimônias, rituais e eventos importantes como uma expressão de identidade, status, história e conexão espiritual com a natureza e os ancestrais.

6 rituais realizados pelos indígenas no Brasil 6 rituais realizados pelos indígenas no Brasil

Publicidade

Conhecimento e centralidade

Para alguns indígenas, a coroa do cocar simboliza a importância de manter a centralidade dos pensamentos. O formato aberto do adorno reflete a constante busca dos indígenas por novos conhecimentos e experiências.

Rebater energias negativas

Segundo os indígenas Haliti-Paresi, do Mato Grosso, as cores do cocar ajudam a rebater energias negativas e espíritos ruins. Elas funcionam como um escudo contra os espíritos que desejam desviar os homens indígenas de seus caminhos.

Publicidade

Forma de conexão

O uso do cocar também pode significar a conexão do guerreiro com o grande espírito, como para os indígenas Fulni-ô, do estado de Pernambuco. O cocar, usado pelos homens desta etnia, é considerado um adorno pessoal. Por isso, ele pode ser entregue como presente apenas para pessoas queridas.

O cocar faz parte da identidade das comunidades indígenas e devem ser muito bem cuidados, de acordo com os Fulni-ô.

Responsabilidade e respeito

O adorno usado pelos indígenas também carrega outros significados: responsabilidade e respeito. Em algumas comunidades indígenas, ele é limitado apenas aos indígenas em posições de poder, como caciques, pajés e curandeiros.

"Acham que indígenas usam cocar todo dia, mas não é assim"
Video Player
Fonte: Redação Nós
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se