Juliana Caldas critica falta de oportunidades na TV: "Precisam separar o nanismo do meu talento"

Atriz estreia 'Vik - O Micro Espetáculo' no teatro, cinco anos após ficar conhecida por seu trabalho em 'O Outro Lado do Paraíso'

24 jul 2022 - 05h00
(atualizado em 25/7/2022 às 12h19)
Juliana Caldas, atriz
Juliana Caldas, atriz
Foto: Instagram / @Juzinha.Caldas

A atriz Juliana Caldas, de 35 anos, está de volta aos palcos com 'Vik - O Micro Espetáculo', que une ilusionismo à realidade fantástica para abordar o ciclo da vida e a preservação do reino vegetal. Conhecida por seu trabalho em O Outro Lado do Paraíso (2017), novela da Globo, a atriz atribui sua ausência da televisão à dificuldade dos headhunters em separar seu talento de sua deficiência

"Eu estudei para interpretar qualquer personagem. As pessoas têm todo direito de não gostar do meu trabalho, mas acho que precisam separar o nanismo do meu talento. Sou muito grata ao Walcyr Carrasco por ter abordado o assunto em rede nacional de maneira pouco estereotipada", critica Juliana, em entrevista ao Terra

Publicidade

A percepção da atriz alcança até mesmo os reality shows, que têm sido uma janela para artistas e influenciadores desde a implementação do grupo "Camarote" no Big Brother Brasil. Juliana estima, inclusive, que nem deve passar pela cabeça da produção do programa convidar uma pessoa com deficiência. 

"Eles teriam que fazer uma série de mudanças na casa, adaptação, torná-la acessível, e isso dá trabalho. Se deixassem de fazer algo mínimo dentro deste escopo, sabem que seriam atacados. Então, acredito que por isso não colocam pessoas com deficiência", avalia. 

Juliana Caldas, atriz
Foto: Instagram / @juzinha.caldas

Um palco para Juliana Caldas

Uma das poucas atrizes com nanismo a protagonizar um solo no mundo, Juliana Caldas abraça com honra o trabalho. "É um grande desafio e também não deixa de ser uma representatividade, mostrar para quem olha que nada é impossível", diz ela, orgulhosa.

O espetáculo reúne uma série de efeitos especiais e se sustenta nas expressões corporais da atriz para contar a história. Os truques e técnicas ilusionistas de Maicon Clenk são o diferencial da peça. 

Publicidade

Para Juliana, a falta de texto é o principal desafio. Sem o suporte da fala, ela avalia, se torna mais trabalhoso passar alguma mensagem para o público - mas igualmente satisfatório.

"Você tem que compensar com o corpo a falta do texto", acrescenta. 

Juliana Caldas e Maicon Klent
Foto: Instagram / @juzinha.caldas

As apresentações de 'Vik - O Micro Espetáculo' ocorrem de 30 de julho até o final de agosto, no Teatro Alfa, região de Santo Amaro, em São Paulo. Ingressos já estão disponíveis com valores a partir de R$20 (meia-entrada).

*Com edição de Estela Marques.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se