Estamos caminhando para um tipo de impasse? O mercado automobilístico francês parece estar travado: os veículos novos não vendem bem, e os usados começam a desacelerar. O motivo: os carros novos não são vendidos em quantidade suficiente. Se as vendas de carros usados foram relativamente fortes nos primeiros meses do ano, junho e julho foram ruins, gerando preocupações sobre um ano negativo para o mercado de usados, que normalmente ultrapassa os cinco milhões de unidades na França.
O ciclo vicioso parece difícil de romper enquanto não houver uma retomada nas vendas de carros novos. Ainda mais porque os motoristas que já possuem veículos relativamente recentes tendem a adotar uma postura de espera em uma década na qual a escolha do tipo de combustível (híbrido, elétrico, a combustão) se tornou complexa.
Menos de um carro novo para cada quatro usados
O indicador mais claro para o mercado automobilístico é a famosa relação VO/VN. Nos anos em que o mercado automotivo era forte na França, essa relação podia cair para um índice de pouco mais de 2. Recentemente, esse mesmo índice disparou.
Nos primeiros sete meses do ano, o mercado de usados (VO) se manteve praticamente estável, com um crescimento de apenas 0,1%. Em julho, as vendas foram ruins, com 489 mil transferências e uma relação VO/VN de 4,21 — o maior índice registrado nos últimos meses.
Cada vez menos usados recentes
Menos de um carro novo vendido para cada quatro usados é realmente preocupante. Um dos líderes europeus...
Matérias relacionadas
4 contra um: BYD briga com montadoras no Brasil e quem pode se dar mal é você