A Stellantis anunciou nesta terça-feira, 14, que venderá carros chineses elétricos na América do Sul. O comunicado não faz referência específica ao Brasil, mas como se trata do maior mercado da região, certamente estará incluído.
Os carros desta investida serão o Leap T03 (um hatch subcompacto) e o Leap C10 (um SUV médio). Ambos são fabricados pela montadora chinesa Leapmotor. A operação será feita pela Leapmotor International, uma empresa liderada pela Stellantis e Leapmotor na proporção de 51/49.
O T03 é um veículo elétrico urbano competitivo do segmento A com autonomia WLTP de 265 km e espaço interior do segmento B (onde atuam o Fiat Argo e o Citroën C3).
O C10 é um veículo do segmento D (Jeep Commander) totalmente equipado e direcionado para famílias, “com a melhor experiência de condução do segmento premium”, com autonomia WLTP de 420 km, E-NCAP de 5 estrelas
A nova empresa vai começar sua expansão em setembro deste ano em nove países europeus. “Os planos de expansão da Leapmotor International aumentarão rapidamente em escala, ajudando a gerar valor tanto para a Leapmotor, quanto para a Stellantis”, diz o comunicado.
Até setembro de 2024, a Leapmotor International dará início às suas operações na Europa, estabelecendo-se em 200 pontos de venda até o término do ano. Há planos de expansão para a Índia, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e América do Sul, a partir do quarto trimestre de 2024.
Depois dos modelos T03 e C10, a nova empresa pretende lançar pelo menos um novo modelo a cada ano nos próximos três anos. O Leap C10 já foi até registrado no INPI para ser lançado no mercado brasileiro.
É provável que a Stellantis utilize o know-how da montadora chinesa para produzir seus primeiros carros elétricos no Brasil, até o final desta década. O Leap T03, por exemplo, é um pouco maior do que o Fiat Mobi.
As ótimas vendas do BYD Dolphin Mini no mercado brasileiro têm feito as montadoras tradicionais apressarem seus planos para o lançamento de carros elétricos nacionais, a fim de não ceder um novo mercado para a empresa chinesa.
É nesse contexto que existem muitas especulações (não confirmadas oficialmente) sobre uma nova geração de carros elétricos em uma das marcas da Stellantis no Brasil. A Jeep deve ser a primeira, mas a Citroën ou a Fiat podem ser escolhidas para desafiar a BYD.
Nesse caso, poderia haver uma combinação da plataforma e-CMP da Citroën e Peugeot com o sistema elétrico da Leapmotor, com o objetivo de oferecer um carro elétrico com menor custo de produção.