Seminovos e usados: como saber se o carro já foi batido?

Super Visão orienta a melhor maneira de conhecer o veículo antes da compra; falta de cuidados pode trazer consequências sérias

28 mar 2024 - 09h30
Carros usados ou seminovos podem ser a melhor opção para muitas pessoas
Carros usados ou seminovos podem ser a melhor opção para muitas pessoas
Foto: Kovi / Guia do Carro

Um dos principais cuidados na hora de comprar um carro semnovo é saber se o veículo já sofreu alguma batida. Há ocasiões em que a carroceria parece intacta, mas uma colisão do passado passa sem a devida percpção. 

É nesses casos que uma série de problemas pode acontecer, como explica a Super Visão, rede de vistorias automotivas.

Publicidade

Saber se o carro seminovo ou usado já sofreu uma batida é de extrema importância, pois dependendo do dano, o veículo pode sofrer uma desvalorização significativa. Ou, pior, colocar a segurança em perigo.

A Super Visão listou quais são as principais consequências ao adquirir um carro batido e também como saber se o veículo já sofreu uma colisão.

Perda de dinheiro

Carros que nunca foram batidos têm valor de mercado mais elevado. Ao adquirir um carro batido e pagar um preço equivalente ao de um carro sem histórico de acidentes, o comprador, na prática, corre o risco de desembolsar mais do que o valor real do automóvel.

Publicidade

Em outro cenário, pode haver a perda total do investimento se o veículo possui alguma adulteração em seu chassi.

Problemas mecânicos não esperados

Quando um veículo sofre uma colisão, é comum que existam danos mecânicos associados. Se não repararem esses componentes de maneira adequada, o carro pode ter problemas mecânicos inesperados.

Risco à segurança

Danos estruturais representam um risco adicional, pois podem comprometer a aderência e estabilidade do veículo. Colisões podem resultar em problemas recorrentes, como infiltração de água e ruídos intensificados devido à entrada de ar.

Problemas com seguradoras

Publicidade

Ao sofrer uma colisão e acionar a seguradora, ela inclui o registro de sinistro no histórico do veículo. Isso pode afetar na contratação de um seguro posteriormente. Ou, quando aceitam, os seguros são bem mais caros do que o normal.

Como descobrir se o carro já foi batido?

Analise a simetria

Avalie o alinhamento natural do carro usado, desde o capô até o porta-malas, verificando se a estrutura não foi comprometida.

Verifique o alinhamento do capô e sinais de ferrugem

Ao analisar o capô, é possível identificar batidas frontais. Inicialmente, abra o capô e, em seguida, examine cuidadosamente o alinhamento. Além disso, observe atentamente os sinais de ferrugem nas soldas, pois soldas originais raramente enferrujam. Confira a presença de soldas entre o painel e o para-lamas na região do motor.

Publicidade

Fique de olho nos faróis e lanternas

Examine os pares de faróis e lanternas, comparando se estão iguais, especialmente em carros mais antigos. Em caso de acidente, é comum que o proprietário substitua apenas as peças danificadas, revelando a diferença entre a peça nova e a usada.

Verifique o histórico do carro usado ou seminovo

Ao analisar o histórico do veículo, observe se constam sinistros de colisão, especialmente em casos de perda total do veículo ou resgate de leilão.

Faça uma vistoria veicular no veículo

A vistoria veicular é a forma mais confiável de obter informações sobre um carro usado, pois ela avalia, de forma minuciosa, o real estado do veículo, revelando possíveis problemas que podem causar preocupações futuras. 

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações