"Supermáquinas" voltam a ser destaque em salão do automóvel
1 de 80
A indústria automotiva deixa de lado o discurso politicamente correto dos motores híbridos e volta a focar no desempenho. Saem os "carros verdes" voltam as máquinas potentes, as centenas de cavalos de potência e velocidades que superam os 300 km/h
Foto: Gustavo Casadio
2 de 80
Esse foi o resumo dos lançamentos do salão do automóvel de Detroit (EUA), que embora seja focado no que estará nas ruas americanas e no que o motorista de lá gosta, dita tendências do que veremos por todo o mundo, incluindo o Brasil
Foto: Gustavo Casadio
3 de 80
O show de números começou pelas alemãs. Audi, Mercedes-Benz e BMW mostraram alguns dos carros mais potentes - e com motores cada vez menores para entregar o mesmo número de cavalos
Foto: AFP
4 de 80
Já a marca das quatro argolas enfatizou o fato de seu RS 7 Sportback chegar a 305 km/h atingidos graças a um 4.0 l que gera 560 cavalos
Foto: Getty Images
5 de 80
A Bentley fez a estreia do Continental GT Speed Convertible, que bate os 325 km/h
Foto: AFP
6 de 80
O Corvette Stingray é equipado com motor 6.2 l de oito cilindros, capaz de gerar até 450 cavalos de potência
Foto: Gustavo Casadio
7 de 80
O modelo vai de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos
Foto: Gustavo Casadio
8 de 80
O novo Corvette tenta ressuscitar o espírito de seus melhores anos devolvendo ao modelo o sobrenome Stingray, popularizado pelo Corvette no ano 1963, durante a hegemonia mundial do motor americano
Foto: Gustavo Casadio
9 de 80
Desde 2005 a GM não embarcava na remodelagem e produção de um novo Chevrolet Corvette, que nesta ocasião surpreende com uma frente mais agressiva e um painel traseiro menos quadriculado que o anterior, com mais ângulos, e um interior esportivo e com os últimos avanços em controle eletrônico de estabilidade
Foto: Gustavo Casadio
10 de 80
Nos Estados Unidos, a nova versão do Corvette começa a ser vendida no terceiro trimestre deste ano
Foto: Gustavo Casadio
11 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
12 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
13 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
14 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
15 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
16 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
17 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
18 de 80
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio
19 de 80
A italiana Maserati fez durante o salão do automóvel de Detroit a estreia mundial do novo Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
20 de 80
O carro, atualmente vendido no Brasil por R$ 750 mil e concorrente no segmento de luxo com Porsche Panamera (R$ 719 mil no Brasil), ganhou um motor 3.8 l V8 que gera 530 cavalos de potência - mais que os atuais 440 cavalos do atual 4.7 l V8 que equipa o carro
Foto: Gustavo Casadio
21 de 80
O novo propulsor foi desenvolvido em conjunto pelos engenheiros de Maserati e Ferrari e será produzido pela fábrica de Enzo Ferrari, em Maranello
Foto: Gustavo Casadio
22 de 80
A velocidade máxima do modelo também sobe: de atuais 285 km/h para 307 km/h
Foto: Gustavo Casadio
23 de 80
O modelo ainda pode ser configurado com rodas de 19, 20 ou 21 polegadas e está disponível nas cores preta, branca, prata, azul, bronze, pérola e bordeaux
Foto: Gustavo Casadio
24 de 80
A estratégia da marca é vender 50 mil carros por ano até 2015
Foto: Gustavo Casadio
25 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
26 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
27 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
28 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
29 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
30 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
31 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
32 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
33 de 80
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio
34 de 80
A Porsche fez durante o salão do automóvel de Detroit o lançamento mundial do Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
35 de 80
A grande novidade do utilitário esportivo (SUV) é um motor com 50 cavalos a mais de potência que a versão Turbo do Cayenne
Foto: Gustavo Casadio
36 de 80
Agora, o propulsor 4.8 l biturbo da versão Turbo S entrega 550 cavalos de potência e leva o carro de zero a 100 km/h em 4s3
Foto: Gustavo Casadio
37 de 80
Na parte externa, a SUV ganhou modificações na grade frontal e pintura diferente nos retrovisores
Foto: Gustavo Casadio
38 de 80
As rodas de 21 polegadas também são pintadas e reforçam o ar esportivo do carro
Foto: Gustavo Casadio
39 de 80
De acordo com a marca alemã, o carro começa a ser entregue no final do primeiro semestre de 2013 a partir de US$ 146 mil (preço para os Estados Unidos)
Foto: Gustavo Casadio
40 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
41 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
42 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
43 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
44 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
45 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
46 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
47 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
48 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
49 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
50 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
51 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
52 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
53 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
54 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
55 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
56 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
57 de 80
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio
58 de 80
A alemã Mercedes-Benz mostrou durante o salão do automóvel de Detroit (EUA) a versão 2014 da família Classe E. O destaque foi o modelo E 63 AMG S-model sedã
Foto: AFP
59 de 80
O E 63 AMG S-model sedã é equipado com motor 5.5 l V8 biturbo capaz de gerar até 577 cavalos e levar o carro a 300 km/h
Foto: EFE
60 de 80
No Brasil, o E 63 AMG sai por R$ 529,9 mil
Foto: AFP
61 de 80
A alemã BMW fez a estreia mundiail do M6 Gran Coupe durante o salão do automóvel de Detroit (EUA)
Foto: Reuters
62 de 80
O M6 Gran Coupe é equipado com motor V8 turbo que produz 560 cavalos de potência
Foto: AP
63 de 80
BMW M6 Gran Coupe
Foto: Reuters
64 de 80
BMW M6 Gran Coupe
Foto: Reuters
65 de 80
Audi reservou para Detroit o lançamento de um coupé quatro portas. A marca das quatro argolas mostrou pela primeira vez o modelo de grande porte RS 7 Sportback
Foto: AP
66 de 80
O carro é equipado com motor 4.0 l que gera 560 cavalos de potência
Foto: AFP
67 de 80
O RS 7 Sportbacka é capaz de atingir a velocidade máxima de 305 km/h
Foto: AFP
68 de 80
O carro é equipado com câmbio tiptronic de oito velocidades e tração nas quatro rodas
Foto: AFP
69 de 80
O visual esportivo é realçado com rodas de 20 polegadas e detalhes por todo carro da inscrição RS - linha de alta performance da Audi
Foto: Getty Images
70 de 80
Audi RS 7 Sportback
Foto: EFE
71 de 80
Audi RS 7 Sportback
Foto: AP
72 de 80
A marca britânica Bentley apresentou no salão do automóvel de Detroit seu novo modelo: o Continental GT Speed Conversível
Foto: AFP
73 de 80
De acordo com a fabricante, o carro, que alcança os 325 km/h, é o conversível para quatro ocupantes mais rápido do mundo
Foto: Reuters
74 de 80
O carro é equipado com motor 6.0 l de 12 cilindros, que faz o modelo de quase 3 toneladas atingir os 100 km/h em 4s4
Foto: Reuters
75 de 80
A transmissão é automática, de oito velocidades
Foto: Reuters
76 de 80
O modelo com cara de esportivo, linhas arredondadas e rodas de 21 polegadas tem suspensão rebaixada e possui opção de transmissão esportiva