Nova picape BYD Shark é revelada no México com 430 cv

Com porte maior do que o do Toyota Hilux, novo BYD Shark chegará ao Brasil em 2024, vai de 0 a 100 em 5,7s e promete alcance de até 840 km

14 mai 2024 - 12h32
(atualizado às 13h20)
Novo BYD Shark
Novo BYD Shark
Foto: BYD/Divulgação

CIDADE DO MÉXICO -- Esta é a nova picape BYD Shark. Depois de meses de expectativa, flagras e teasers, a BYD revelou nesta terça-feira, 14, a sua primeira picape híbrida plug-in, que estreia com um conjunto de 430 cv e promete um alcance total de até 840 km. O novo BYD Shark chega primeiro ao mercado mexicano e deve ser lançado no Brasil até agosto ou setembro deste ano.

Apresentado no México, o Shark é o primeiro carro fabricado pela BYD lançado fora da China. O Guia do Carro está no evento de lançamento e trará em breve um texto de primeiras impressões sobre a picape, que estreia a nova plataforma DMO (Dual-Mode Off-Road), que é exclusiva para carros híbridos da BYD com foco em fora-de-estrada.

Publicidade
Novo BYD Shark
Foto: BYD/Divulgação

O destaque do novo BYD Shark fica sob o capô. Já as medidas são um pouco maiores do que as atuais picapes médias. São 5,45 m de comprimento e 1,97 de largura, e entre-eixos de 3,26 m. Trata-se de um conjunto híbrido plug-in formado por um motor 1.5 turbo a gasolina e um sistema elétrico EHS. 

Juntos, eles oferecem 430 cv de potência e levam a picape de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. O alcance total chega a 840 km no ciclo chinês NEDC, sendo 100 km de autonomia 100% elétrica. A BYD também destaca a economia de combustível da nova Shark, que promete ser até 40% mais econômica que as picapes concorrentes.

Novo BYD Shark
Foto: BYD/Divulgação

A tração é integral nas quatro rodas e conta com um sistema inteligente, que ajusta a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras de forma automática, conforme a necessidade do terreno. A suspensão do BYD Shark possui um sistema independente Duplo A na dianteira e na traseira. A picape ainda pode servir como fonte de energia para diversos aparelhos. 

Por fora, o visual lembra algumas picapes como a Ford F-150. Na dianteira, o destaque fica para os faróis de LED interligados por uma barra horizontal, enquanto na lateral, os para-lamas são bem destacados. Já o interior tem acabamento refinado, com um painel digital de 10,25" e uma central multimídia giratória de 12,8" com Android Auto e Apple CarPlay.

Publicidade
Novo BYD Shark
Foto: BYD/Divulgação

Dentre os recursos tecnológicos, a picape terá chave NFC, comandos por voz e câmeras com visão "540°", que soma os 360° de visão ao redor do carro com 180° de câmeras para a parte inferior, algo parecido com a função "capô transparente" dos carros da Land Rover. A capacidade de carga é de 835 kg e a caçamba leva até 1.450 litros. Já a capacidade de reboque é de até 2.500 kg.

Os preços ainda não foram revelados. O novo BYD Shark será um carro de alcance global, e será lançado primeiro no México, chegando posteriormente aos demais mercados da América Latina. A picape deve ser lançada no Brasil até o segundo semestre deste ano.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se