URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Metalúrgicos da GM no Rio Grande do Sul aprovam greve

A cobrança é por um reajuste salarial de 12%

24 abr 2013 - 09h49
(atualizado às 10h48)

Os trabalhadores da fábrica da General Motors localizada na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, entraram em greve na manhã desta quarta-feira, segundo informou o sindicato dos Metalúrgicos local. Eles rejeitaram a proposta de 8,29% apresentada pela empresa e pedem aumento real de 12%.

Segundo o sindicato, a paralização é por tempo indeterminado e atinge 75% dos 7 mil trabalhadores. “A paralisação vai continuar enquanto a empresa não apresente uma proposta que seja considerada satisfatória”, disse um dos diretores do sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí Gualberto Cetrulo Dusser, conhecido como Castelhano.

Publicidade

Os trabalhadores reivindicam ainda o pagamento de quinquênio, e participação dos lucros, negociações estas que estão em estágio mais avançado, afirma Castelhano.

Representantes da GM não puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto. A greve foi decretada após seis reuniões do sindicato com executivos da montadora desde março, disse Ascari.

A fábrica da GM em Gravataí é responsável por cerca de 50% da produção total de veículos da montadora no Brasil, segundo o sindicato. Em 2012, a produção no local foi de 208 mil automóveis, com expectativa de chegar a 338 mil unidades em 2013. "Mesmo assim, os trabalhadores gaúchos possuem o piso salarial 70% menor que os atuantes em São José dos Campos e São Caetano do Sul, em São Paulo", afirmou a entidade em comunicado à imprensa.

Com informações da Reuters

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações