Em agosto de 2025, o mercado brasileiro de carros elétricos foi completamente dominado pela BYD, que alcançou participação histórica de 74%. Esse avanço confirma o peso crescente da marca no Brasil, segundo levantamento exclusivo do Mundo do Automóvel para PCD.
O grande destaque foi o Dolphin Mini, que sozinho emplacou 3.300 unidades, representando 43,3% do mercado. Logo em seguida, o Dolphin tradicional somou 1.311 vendas, consolidando a liderança. Outro modelo de sucesso foi o Yuan, que alcançou 772 unidades e participação de 10,1%. Com esses números, a BYD conseguiu concentrar quase três quartos das vendas nacionais.
Na sequência, o GWM Ora 03 registrou 320 emplacamentos, equivalente a 4,2%. Enquanto isso, o GM Spark e o Volvo EX30 garantiram presença entre os primeiros colocados do ranking.
O crescimento da marca chinesa também apareceu no desempenho do Seal, que obteve 256 unidades. Dessa forma, a BYD colocou cinco carros entre os dez carros elétricos mais vendidos em agosto de 2025, sendo detentora de 74,2% de participação do merca de elétricos.
Entre as demais fabricantes, a Volvo alcançou 375 emplacamentos, com 4,9% de participação, garantindo a vice-liderança. Contudo, a distância para a BYD permanece muito expressiva e difícil de ser reduzida.
A disputa ficou equilibrada entre GWM e Chevrolet (GM), cada uma com pouco mais de 4,2% de participação. No entanto, ambas ainda muito longe da supremacia da BYD.
Os carros elétricos mais vendidos em agosto de 2025:
1º Dolphin Mini (BYD) – 3.300 unidades – 43,3%
2º Dolphin (BYD) – 1.311 unidades – 17,2%
3º Yuan (BYD) – 772 unidades – 10,1%
4º Ora 03 (GWM) – 320 unidades – 4,2%
5º Seal (BYD) – 256 unidades – 3,4%
6º Spark (GM) – 254 unidades – 3,3%
7º EX30 (Volvo) – 199 unidades – 2,6%
8º Kwid (Renault) – 162 unidades – 2,1%
9º EX5 (Geely) – 159 unidades – 2,1%
10º Aion V (GAC) – 127 unidades – 1,7%
Fabricantes que mais venderam em agosto de 2025:
1º BYD – 5.649 unidades – 74,2%
2º Volvo – 375 unidades – 4,9%
3º GWM – 320 unidades – 4,2%
4º GM – 317 unidades – 4,2%
5º GAC – 263 unidades – 3,5%
6º Renault – 164 unidades – 2,2%
7º Geely – 159 unidades – 2,1%
8º Omoda Jaecoo – 85 unidades – 1,1%
9º Zeekr – 60 unidades – 0,8%
10º BMW – 59 unidades – 0,8%
O avanço da BYD mostra como a eletrificação mudou a lógica do mercado nacional. Até mesmo montadoras tradicionais perderam espaço frente à ofensiva dos chineses. Continue acompanhando o Mundo do Automóvel para PCD para conferir as próximas movimentações do mercado de elétricos.