Bombeiros: novas regras de segurança para carros elétricos

Corpos de bombeiros aprovam norma nacional com exigências técnicas para recarga de EVs em edifícios – em vigor a partir de 180 dias

30 ago 2025 - 15h49
Resumo
Bombeiros aprovam normas nacionais para recarga de carros elétricos em garagens: modo 3/4, sprinklers em prédios novos e segurança elevada

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/LIGABOM) aprovou nesta semana uma diretriz inédita que regulamenta a recarga de veículos elétricos em garagens de prédios residenciais e comerciais no Brasil, com aplicação prevista para 180 dias após sua publicação.

A medida vem na esteira da crescente adoção de veículos eletrificados e dos riscos inerentes às baterias de íon-lítio. Para reduzir perigos, todas as instalações deverão seguir normas técnicas como NBR 5410, NBR 17019 e NBR IEC 61851-1 - e os carregadores devem operar nos modos 3 (wallbox) ou 4 (ultrarrápido) - ou seja, excluindo o uso de tomadas comuns.

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Entre as exigências obrigatórias estão:

  • Disjuntores identificados individualmente
  • Botões de desligamento manual a até 5 metros da vaga
  • Sinalizações claras nos pontos de recarga

Para prédios novos, a norma exige um conjunto robusto de segurança: chuveiros automáticos (sprinklers), sistemas de detecção de incêndio, exautores mecânicos para fumaça e resistência ao fogo de, no mínimo, 120 minutos.

Já as edificações já existentes devem ser adaptadas conforme cronograma estadual, enquanto garagens externas terão regras um pouco mais flexíveis.

O LIGABOM defende que padronizar essas condutas é essencial para preservar vidas em edificações com recarga veicular.

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No entanto... O setor já sinaliza preocupações: representantes da mobilidade elétrica argumentaram que algumas exigências, como a instalação de sprinklers, podem elevar custos e retardar a expansão da infraestrutura de recarga no país.

Foto: Garagem 360
André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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