As vendas de cards usados da franquia Pokémon cresceram 130% na OLX entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O levantamento, divulgado pela própria plataforma, também aponta que as cartas da série Yu-Gi-Oh! tiveram alta de 62% nas vendas no mesmo intervalo.
A pesquisa avaliou quatro das principais marcas de cartas colecionáveis comercializadas no Brasil: Pokémon, Yu-Gi-Oh!, Digimon e Magic: The Gathering.
Segundo Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, o mercado de cards colecionáveis reflete o potencial de valorização de produtos usados dentro da economia circular.
“Para quem compra, é uma oportunidade de encontrar cartas raras por preços mais acessíveis. Já para quem vende, é uma forma de transformar itens guardados em renda extra”, afirmou o executivo.
Pokémon lidera entre vendas, buscas e anúncios
De acordo com o levantamento, Pokémon responde por 92% das vendas totais de cartas na plataforma, seguido por Yu-Gi-Oh! (4%), Digimon (2%) e Magic: The Gathering (1%).
Os cards de Pokémon também aparecem em primeiro lugar entre os mais procurados, com 91% de participação, seguidos por Yu-Gi-Oh! (6%), Magic (2%) e Digimon (1%).
No ranking de anúncios, a franquia japonesa mantém a liderança, embora com menor participação: 83% dos anúncios são de Pokémon, contra 13% de Yu-Gi-Oh!, 3% de Digimon e 2% de Magic.
Dicas de segurança para compras online
A OLX reforça orientações de segurança para quem compra ou vende produtos pela plataforma:
Não divulgar dados pessoais nem números de celular em conversas fora do aplicativo;
Desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado;
Verificar informações sobre o vendedor, como tempo de conta e histórico de anúncios;
Utilizar a Garantia OLX, serviço que permite pagar pela compra dentro da plataforma sem transferências diretas;
Solicitar sempre a nota fiscal do produto para garantir procedência e acesso à assistência técnica, se necessário;
Em entregas presenciais, optar por locais públicos e movimentados;
A OLX não solicita códigos de confirmação ou senhas por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem.
O marketplace também reforça que não possui parcerias com aplicativos de mobilidade e que as entregas realizadas pelo serviço de Garantia OLX são feitas apenas por transportadoras e serviços logísticos oficiais.
O estudo confirma a força dos cards colecionáveis como um dos segmentos mais aquecidos do mercado de produtos usados no país, impulsionado pela nostalgia, pelo colecionismo e pela busca por itens raros.