A Ubisoft disse aos investidores em seu relatório financeiro anual que a monetização "dentro de jogos premium torna a experiência do jogador mais divertida".
"Isso é sempre opcional", ressaltou a Ubisoft (via GamesRadar), com os jogadores pondendo gastar mais para "personalizar seus avatares ou progredir mais rapidamente"
Com base em um tópico no Reddit com mais de 2 mil curtidas, muitos jogadores não aprovam desembolsar valores altos em jogos AAA da Ubisoft e, ainda por cima, ter de lidar com microtransações dentro deles.
"Acho desconcertante que a Ubisoft tenha implementado microtransações terríveis em todos os seus jogos AAA", diz o autor do tópico. "Literalmente, quase todos os títulos AAA que eles lançaram em quase uma década transformaram seus jogos nesta mistura absolutamente horrível feita de ganância, notas de dólar e copiadoras."
Outro usuário no Reddit, no mesmo tópico, alega que a Ubisoft atual faz jogos medíocres com microtransações, enquanto que a Ubisoft de tempos atrás fazia jogos excelentes sem eles. O motivo dado por ele para isso é que os jogos feitos por ela hoje em dia vendem menos, então ela precisa compensar com a monetização.
O título AAA mais recente da empresa, Assassin's Creed Shadows, também tem uma loja de microtransações, com isso tendo sido alvo de reclamações dos jogadores nas redes sociais e no Steam quando o game foi lançado no começo do ano.
Dito isso, há quem não se importe com as microtransações nos jogos da Ubisoft, com um usuário, também no Reddit, dizendo não ter gasto um centavo sequer nelas e que basta ignorá-las completamente.