O ex-chefe do PlayStation e atual consultor estratégico da Tencent, Shawn Layden, disse acreditar que o PS6 virá com leitor de disco, com a Sony não tendo como lançar o console com a abordagem dele sendo apenas digital.
"Não acho que a Sony possa se safar disso", disse Layden ao Kiwi Talkz (via IGN). "Acho que o Xbox teve mais sucesso em seguir essa estratégia, mas o Xbox é realmente mais bem-sucedido em seus negócios em um punhado de países: EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul. Coincidentemente, todos os países de língua inglesa."
"A Sony, que é a plataforma número um em provavelmente 170 países ao redor do mundo, tem uma obrigação ou responsabilidade de dizer: 'Se seguirmos no trajeto sem disco, quanto do meu mercado não conseguirá acompanhar isso? Usuários na parte rural da Itália podem ter uma conexão decente para aproveitar os jogos?'"
Layden citou partes do mercado que dependem de jogos físicos ou offline, como atletas que viajam muito ou bases militares, mas disse que a Sony provavelmente já está averiguando quantos desses grupos ela estaria disposta a se afastar se decidir lançar o PS6 sem leitor.
"Qual parte do seu mercado será prejudicada sem leitor de disco?" Layden perguntou. "Tenho certeza de que eles estão fazendo suas pesquisas sobre isso. E haverá um ponto de inflexão, onde há uma porcentagem em que você pode dizer: 'Ok, tudo bem, podemos dar as costas para essa parte do mercado'. Mas o mercado da Sony é globalmente tão grande que acho que seria difícil para eles ficarem totalmente sem leitor de disco, mesmo com a próxima geração."
E você, acredita que o PS6 terá leitor de disco ou será um console exclusivamente digital?