Conforme havia sido prometido pela Microsoft na semana passada, ela apresentou hoje (11) novidades a respeito do Project Helix na Game Developers Conference 2026.
Para os que estão achando que o novo Xbox pode vir a ser lançado em breve, o vice-presidente da nova geração da Microsoft, Jason Ronald, deixou claro que não é esse o caso, com a "versão alfa" do aparelho estando prevista para chegar apenas em 2027 (via The Verge), momento no qual os estúdios irão começar a receber o console.
Isso dá a entender que podemos esperar pelo lançamento do Helix no mercado provavelmente no fim de 2027 ou até mesmo em 2028.
Ronald também disse que o Helix virá com um chip AMD customizado, upscaling FSR de nova geração com machine learning e Multi Frame Generation, juntamente com um aumento considerável no desempenho e visuais do Ray Tracing e suporte para Path Tracing.
Além disso, o executivo confirmou que o Helix realmente rodará jogos de PC e não apenas de Xbox: “O PC está se tornando uma parte cada vez mais importante do Xbox. Estamos trazendo o melhor do Xbox para o próprio Windows.”
A Microsoft também trará o "modo Xbox" para Windows 11 "em mercados selecionados a partir de abril", assim como a ferramenta Advanced Shader Delivery, que pré-compila shaders para que você possa baixá-los junto com um jogo ou suas atualizações, em vez de ter que esperar até rodar o jogo para fazer isso. Ambos foram disponibilizados originalmente com o ROG Xbox Ally.
Outra novidade é que a Microsoft quer que os desenvolvedores tenham de criar o jogo apenas uma vez para que ele funcione tanto no Windows quanto no Xbox, em vez de precisar fazer duas versões diferentes. Para isso, Ronald disse que está sendo criado um ambiente de desenvolvimento unificado onde "a grande maioria do código que seu jogo executa no Xbox é exatamente o mesmo código que é executado em outras plataformas".
Ronald também afirmou que como parte do 25º aniversário do Xbox, a equipe de preservação de jogos relançará um número não especificado de jogos antigos de Xbox como parte do programa de preservação de jogos da Microsoft.
“Como uma das maiores publishers da indústria, sentimos uma grande responsabilidade em preservar jogos do passado”, disse Ronald, afirmando inclusive que “algumas de nossas franquias first-party mais icônicas estão retornando este ano.”