Com o Switch 2 ultrapassando a marca de 10 milhões de unidades vendidas após somente seis meses, a Nintendo decidiu que já é hora de focar o desenvolvimento dos jogos no novo console, diferentemente da Sony que demorou bastante até realizar a transição definitiva do PlayStation 4 para o PlayStation 5.
"De agora em diante, mudaremos nosso foco principal de desenvolvimento para o Nintendo Switch 2 e expandiremos nossos negócios em torno desta plataforma", disse a Nintendo em seu último relatório financeiro (via Metro).
Para fazer isso, ela vai aprimorar as atuais "instalações de desenvolvimento" e realizará a "aquisição de desenvolvedoras para torná-las subsidiárias".
"Trabalharemos para fortalecer a organização interna de desenvolvimento de jogos dentro do grupo Nintendo", afirmou a empresa. "Isso inclui iniciativas como a aquisição de desenvolvedoras para torná-las subsidiárias e o aprimoramento de nossas instalações de desenvolvimento, bem como a construção do Centro de Desenvolvimento da Sede Corporativa, Edifício nº 2."
Mas quais estúdios a Nintendo comprará? A empresa talvez esteja de olho em empresas que já trabalharam com ela anteriormente, como a japonesa Grezzo, que co-desenvolveu The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, ou a espanhola MercurySteam, responsável por Metroid Dread.
Anteriormente, a Nintendo adquiriu a Shiver Entertainment, responsável pelos ports de Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 para Switch, e a Next Level Games, criadora de Luigi's Mansion 3.
Além dos jogos, a Nintendo disse esperar lançar filmes baseados em suas franquias "num ritmo consistente". Atualmente estão em produção The Super Mario Galaxy Movie e The Legend of Zelda, previstos para estrear nos cinemas respectivamente em 2026 e 2027.