Após a revelação e lançamento do Switch 2, notou-se a ausência de anúncios de jogos third-party para ele. O principal motivo para isso aparentemente tem a ver com a alegação de que muitos estúdios ainda não estão com o devkit (kit de desenvolvimento) do console
Em seu podcast mais recente, o insider Nate the Hate disse (via Wccftech) que muitas desenvolvedoras não estão com devkits do Switch 2, o que impede que elas trabalhem em jogos para ele, não havendo explicação do por que elas não estão recebendo acesso ao kit de desenvolvimento.
Segundo foi informado, anteriormente a Nintendo trabalhava exatamente como a Sony e a Microsoft nesse aspecto, com uma lista que apontava os principais parceiros que iriam receber os kits mais cedo. Só que desta vez a situação mudou, com a Nintendo fornecendo os kits como se o Switch 2 ainda não tivesse sido anunciado.
Algumas desenvolvedoras supostamente confirmaram ao insider que pediram acesso ao devkit há meses, e a única resposta que obtiveram é que a Nintendo contataria eles de volta quando chegasse a hora certa.
A situação, que carece de uma explicação, está deixando muitos estúdios frustrados, pois querem fazer jogos para Switch 2, mas não têm como sem os devkits.
Por causa disso, há jogos que estão sendo anunciados apenas para outras plataformas, com o Switch 2 ficando de fora. Além disso, algumas publishers supostamente têm jogos de Switch 2 em desenvolvimento, mas não explicaram o motivo de ainda não os terem anunciado. Nate the Hate especula que as publishers não querem anunciar os jogos cedo demais, preferindo fazer isso quando o lançamento estiver mais próximo, especialmente se forem ports de jogos já disponíveis em outros videogames.
A situação pode estar prestes a melhorar, pois Nate the Hate disse que uma nova Nintendo Direct acontecerá na segunda metade de julho, possivelmente na última semana do mês, e aparentemente será focada em jogos third-party.