A Bungie anunciou nesta terça (17) o adiamento de Marathon, que não será mais lançado no dia 23 de setembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. A nova data de lançamento será divulgada no 4º trimestre.
"Obrigado não apenas pelo seu feedback entusiasmado sobre a revelação de Marathon e o teste Alpha, mas também a sua paciência enquanto dedicávamos um tempo para ouvir atentamente e planejar os próximos passos", disse a Bungie.
"Em todos os comentários e conversas em tempo real nas redes sociais e no Discord, suas opiniões foram altas e claras. Levamos isso a sério e sabemos que precisamos de mais tempo para que Marathon seja o jogo realmente reflita a sua paixão. Após muita discussão com a nossa equipe de desenvolvimento, tomamos a decisão de adiar o lançamento."
"O teste Alfa criou uma oportunidade para calibrarmos e focarmos o jogo no que o tornará unicamente envolvente: sobrevivência sob pressão, mistério e história em cada esquina, desafios end-game parecidos com raides e o combate de tiro em primeira pessoa da Bungie, que define este gênero", continuou o estúdio.
"Estamos usando esse tempo para capacitar a equipe a criar a experiência intensa e de alto risco em torno da qual um título como Marathon é construído. Isso significa aprofundar o relacionamento entre os desenvolvedores e as vozes mais importantes do jogo: nossos jogadores."
A Bungie disse também que continuará realizando testes fechados com Marathon nos próximos meses para fornecer atualizações na jogabilidade e testar novos recursos, incluindo coisas como IA mais desafiadoras, novos tipos de saques, fidelidade visual aprimorada, mais narrativa para ser descoberta, melhorias na experiência solo e em dupla, inclusão de chat por proximidade, e mais.
Mais detalhes sobre o progresso feito em Marathon serão divulgados no 4º trimestre, juntamente com a nova data de lançamento.
Confirmação de plágio em Marathon derrubou a moral dos desenvolvedores
O adiamento de Marathon ocorre algum tempo após a Bungie confessar que um de seus ex-funcionários utilizou no game o trabalho artístico da designer escocesa, Fern Hook, sem sua autorização.
Isso fez com que a moral dos membros do estúdio ficasse péssima, já que todos sabem que a Bungie não tem como bancar o fracasso de Marathon.
Embora a criadora de Destiny tenha contatado Hook para pedir desculpas e compensá-la, isso não adiantou muito em mudar o sentimento da comunidade para com o jogo, com os jogadores questionando toda a direção de arte de Marathon, já que o visual inteiro do game parece lembrar o trabalho de Hook.
Também ressaltaram que foi a quarta vez em cinco anos que a Bungie foi apanhada roubando materiais de artistas para usar em seus jogos.
Essa situação provavelmente foi o que causou a troca do diretor criativo do jogo, com Julia Nardin tendo assumido o cargo (via Marathon Bulletin) no mês passado.