Foi revelado hoje que Donkey Kong Bananza começou a ser desenvolvido originalmente para Switch, antes da equipe do jogo migrar o projeto para Switch 2.
Segundo informado pelo produtor, Kenta Motokura, e o diretor, Kazuya Takahashi, as limitações técnicas do Switch foram responsáveis por fazer com que o game passasse a ser produzido no novo console.
"Este jogo começou originalmente seu ciclo de desenvolvimento no Nintendo Switch 1 e, na época, ainda estávamos usando a tecnologia Voxel e pensando em muitas idéias diferentes para aplicações", disse o produtor Kenta Motokura em entrevista à IGN (via VGC). "Mas quando aprendemos sobre o desenvolvimento do Switch 2, percebemos que a melhor implementação dessas idéias e tecnologia estaria no Nintendo Switch 2."
Takahashi complementou o comentário de Motokura se mostrando favorável à mudança.
“Eu estava falando anteriormente sobre a importância da continuidade da destruição [causada por Donkey Kong nos cenários do jogo], que era algo em que poderíamos expandir e ter uma experiência de jogo contínua mais longa com esse tipo de conceito no Nintendo Switch 2. Portanto, isso nos permitiu se envolver na criação de uma variedade realmente rica de materiais e mudanças em grande escala no ambiente nesse novo hardware."
“E quando a destruição é sua jogabilidade principal, um momento realmente importante que queríamos preservar foi quando um jogador olha para uma parte do terreno e pensa: posso quebrar isso? Porque isso cria uma surpresa muito importante que tem muito impacto para eles, e isso foi algo que foi melhor feito no Switch 2.”
"Mas não é realmente apenas o poder de processamento do Switch 2 que eu acho que nos atraiu e nos deu algumas possibilidades interessantes. Havia também o próprio dispositivo que ofereceu coisas como controle de mouse, que você pode usar no jogo cooperativo para um segundo jogador para controlar as explosões vocais de Pauline ou o DK Artist, um modo onde você pode esculpir um grande conjunto de voxels."
Curiosamente, Mario Kart World também teve seu desenvolvimento iniciado no Switch original, antes de passar a ser feito para Switch 2.
Donkey Kong Bananza chega em 17 de julho para Switch 2.