David Brevik, designer sênior e programador líder de Diablo, e chefe de design e de projeto de Diablo 2, criticou recentemente a abordagem utilizada atualmente em muitos RPG de ação, que recompensam os jogadores de forma muito rápida.
Uma das principais reclamações feitas contra Diablo 3, no qual Brevik não trabalhou, é que os jogadores podem chegar ao nível máximo em questão de 3 a 4 horas, dependendo de como jogam. Muito mais rápido do que nos jogos anteriores da série.
Segundo Brevik, o ritmo de Diablo 2 é "ótimo" porque leva mais tempo para o jogador subir de nível, com ele argumentando que uma progressão mais lenta faz a experiência ficar mais satisfatória quando você alcança o nivel desejado, e muitos dos RPGs de ação de hoje estão mais focados em fazer com que o jogador suba de nível rapidamente.
“Não acho isso tão pessoal e realista quanto Diablo 2”, explicou Brevik ao site Videogamer (via VGC). “O ritmo em Diablo 2, eu acho, é ótimo. Essa é uma das razões pelas quais ele durou tanto."
O designer também disse que nos jogos de Diablo nos quais trabalhou, havia momentos em que o jogador precisava derrotar vários inimigos, mas RPGs de ação atuais focam demais nisso.
“Eu simplesmente não acho muito atreaente matar telas cheias de coisas instantaneamente e destruir tudo pelo caminho e andar pelo nível e matar tudo. Eu simplesmente não sinto que seja uma experiência legal. Eu acho meio bobo.”