AMD pode trazer de volta CPUs antigas para ajudar usuários na crise de memória RAM

Processadores do tipo AM4 utilizam memórias DDR4, que embora também estejam mais caras, são muito mais baratas que as memórias DDR5

8 jan 2026 - 16h25
(atualizado às 16h25)
AMD pode trazer de volta CPUs antigas para ajudar usuários na crise da memória RAM
AMD pode trazer de volta CPUs antigas para ajudar usuários na crise da memória RAM
Foto: Reprodução / Hot Hardware

A AMD pode ressuscitar algumas CPUs antigas para permitir que os usuários que estejam pensando em fazer um upgrade no PC, possam evitar a parte mais drástica da crise de memória RAM que está afetando o mundo atualmente.

David McAfee, chefe da divisão Ryzen na AMD, disse ao site Tom's Hardware (via PC Gamer) que a empresa está "analisando tudo o que podemos fazer para aumentar a oferta e reintroduzir produtos no ecossistema para satisfazer as demandas dos jogadores que talvez queiram uma atualização significativa em sua plataforma AM4 sem ter que reconstruir todo o sistema".

Publicidade

Ele também afirmou que trata-se de algo que a AMD está "trabalhando muito ativamente".

O socket AM4 utilizado por processadores antigos da AMD, como os da série Ryzen 5000, suporta memórias DDR4, mais acessíveis do que as memórias DDR5, usadas por CPUs do socket AM5, incluindo os Ryzen das séries 7000 e 9000.

A escassez de memória RAM no mercado global está afetando de forma considerável os preços das memórias, com o impacto nos PCs sendo maior nos modelos DDR5. Embora as memórias DDR4 também tenham subido de preço, o aumento nelas está consideravelmente mais baixo, ao menos por enquanto.

Este problema está ocorrendo porque as fabricantes de RAM estão focando suas produções para atender a demanda dos data centers de IA, que geram mais retorno financeiro.

Publicidade
Foto: Reprodução / Sutthiwat Srikhrueadam / Getty Images

Caso a AMD traga de volta processadores como o Ryzen 7 5800X3D e 5700X3D, seria de grande ajuda para os usuários que desejam fazer um upgrade nas CPUs para ganhar mais desempenho nos jogos, pagando muito menos do que uma migração completa para peças que usam memória DDR5.

Recentemente, a Samsung disse que ninguém vai escapar desse problema de falta de RAM. Seja geladeira, televisão, micro-ondas, smartphone, videogame e até mesmo máquina de lavar, todos tendem a ficar mais caros se esta situação não for resolvida.

Falando de placas de vídeo, há rumores de que a AMD pretende reajustar os preços das GPUs Radeon em janeiro e que a NVIDIA supostamente fará o mesmo em fevereiro. Além disso, há relatos de que a NVIDIA pode cortar a produção de placas de vídeo para consumidores em até 30-40%, por causa da forte demanda por RAM e a mudança do foco da empresa em data centers de IA.

Fonte: Game On
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações