Como fazer upgrade dos jogos de PS4 para PS5?

Trocou de console? Aprenda como atualizar seus games para o PlayStation 5

23 mai 2022 - 08h24
Horizon Forbidden West é lindo no PS4, mas fica ainda melhor no PlayStation 5
Horizon Forbidden West é lindo no PS4, mas fica ainda melhor no PlayStation 5
Foto: Sony / Divulgação

Os jogos lançados recentemente para os consoles PlayStation possuem uma vantagem se comparados com gerações anteriores: o upgrade da versão do jogo. Isso quer dizer que, se você comprar um game para PlayStation 4, poderá atualizá-lo para o console de nova geração quando adquirir um PS5.

Ao fazer essa mudança, o jogo apresentará melhora no desempenho, por ser otimizado para utilizar o novo hardware de forma mais fluida. Claro, isso só vai ter efeito com o jogo rodando no PlayStation 5.

Publicidade

Aumento da taxa de quadros, diminuição do tempo de loading e o uso dos recursos do DualSense são alguns exemplos das diferenças entre o jogo rodando no PS4 e sua versão atualizada no PlayStation 5. Há também a questão de preços: como vários jogos possuem o upgrade gratuito, há quem prefira comprar a versão de PS4 por ter um valor menor – em especial as mídias físicas, com os discos do console antigo encontrados por valores mais em conta do que a versão do console mais recente.

Outra vantagem é que, em alguns casos, o jogador não perde seu progresso no game, pois a atualização contempla o arquivo de save – mas nesse quesito é importante consultar caso a caso.

Confira abaixo como baixar a atualização no seu console PlayStation.

Realizando o upgrade na versão digital

Spider-Man: Miles Morales tem upgrade gratuito do PS4 para PS5
Foto: Sony / Divulgação

Primeiramente, certifique-se de que esteja conectado à internet para todos os processos e faça login em sua conta da PSN. Caso não tenha, você pode criar uma pelo próprio console.

Publicidade

Se o jogo ainda não estiver instalado, selecione a opção “Biblioteca de jogos” no menu principal e, em seguida, selecione “Sua Coleção” para visualizar todos os jogos adquiridos. Ao selecionar o game, aparecerá ao lado direito um ícone do upgrade gratuito quando disponível. Selecione o ícone para adquirir a atualização. Após adquirir o conteúdo, você verá os ícones de ambos os consoles no menu (PS4 e PS5). Ao selecionar o game desejado, o próprio console irá perguntar qual versão deseja instalar – selecione a da nova geração.

Nos casos em que o upgrade é pago, o processo é o mesmo, mas o jogador irá visualizar um ícone da oferta com desconto. Dessa forma, você poderá aproveitar as melhorias sem precisar pagar o preço cheio do jogo novamente. Jogos como Ghost of Tsushima Versão do Diretor e Death Stranding Director’s Cut possuem atualizações pagas que incluem também conteúdos extras que expandem a história.

Upgrade com jogo em disco

Se você quiser fazer o update de um jogo que você tenha a mídia física para PS4, insira o disco no leitor e aguarde a instalação do jogo. Após a instalação, ao selecionar o ícone do jogo, o mesmo banner para mudar a versão aparecerá no canto direto. Selecione-o para adquirir a versão do console atual.

Vale lembrar que no caso de mídia física, tanto PS4 quanto PS5, é sempre necessário inserir o disco para jogar em qualquer um dos consoles.

Fonte: Game On
Curte games e e-sports? Acompanhe todas as novidades no Game On!
Ativar notificações