Franquias consolidadas costumam buscar novos caminhos para manter o interesse do público, às vezes se aventurando por gêneros que fogem completamente do que as tornou conhecidas. Com Sonic Rumble, a Sega leva o ouriço azul para o território dos party games, apostando em partidas online rápidas e cheias de competição.
A proposta soa natural à primeira vista, já que a série sempre foi sobre correr e competir, mas o resultado mostra que a transição não é tão simples quanto parece. Há boas ideias no formato, mas a repetição e o ritmo irregular acabam tirando parte da energia que o nome Sonic carrega.
Party Royale do Sonic
Por mais que seja um jogo pensado para jogar com amigos ou reunir a família, Sonic Rumble até traz um contexto para o que está acontecendo. A história gira em torno do Dr. Eggman, que criou um mundo de brinquedos distorcido onde versões miniaturizadas dos personagens de Sonic competem entre si. Isso serve de pano de fundo para colocar os rostos conhecidos da franquia em disputas no estilo dos party games.
No geral, o jogo lembra bastante Fall Guys, com 32 jogadores se enfrentando, mas aposta em visuais e mecânicas inspirados no universo do Sonic. Ainda assim, por ser totalmente online, dá para sentir que, com o tempo, ele pode causar fadiga no jogador. O sistema de aquisição de skins é bem predatório, mesmo com uma roleta gratuita por dia, e a falta de variedade de modos acaba pesando bastante.
Logo nas primeiras partidas, Sonic Rumble até parece empolgar. Os três níveis de desafio que encontrei incluíam uma corrida até a linha de chegada na clássica Green Hill, uma caçada em que era preciso destruir o máximo de flores vermelhas evitando bombas pelo caminho e uma prova final para coletar o maior número possível de anéis. Nas partidas seguintes, acabaram sendo esses mesmos desafios várias e várias vezes, o que é uma pena, já que o jogo tem fases inspiradas em locais da franquia que mereciam ser mais bem aproveitadas.
Dentro das fases há poderes inspirados em outros jogos da série, como a bolha protetora, e golpes adaptados para o contexto online, como o dash do Sonic, que aqui serve apenas para atrasar outros jogadores e fazê-los perder anéis. Esses elementos funcionam bem e ajudam a dar um pouco mais de variedade à jogabilidade.
Por ser um jogo completamente online, o sistema de customização é bem simples. No início começamos com um personagem padrão apenas para aprender as mecânicas. Com o progresso, é possível usar os Rings obtidos nas fases para comprar o Tails, disponível na segunda etapa, e o Sonic, que aparece na última. Esses dois já são suficientes para quem só quer se divertir, mas quem quiser o Shadow e outros personagens terá que gastar dinheiro real — e os valores não são nada amigáveis.
Além dos visuais, há bônus de pontuação concedidos ao desbloquear aliados e skins novas, que influenciam diretamente nas recompensas ao fim de cada partida, mesmo quando não se vence. Também é possível equipar adesivos, gestos e efeitos, usados no início ou no final das fases para interagir com outros jogadores.
Como é um jogo leve, disponível também para celulares, resolvi testar Sonic Rumble no Steam Deck para ver como o portátil da Valve lidaria com ele, e o desempenho foi ótimo. Não houve quedas em nenhum momento, nem mesmo nas fases mais cheias de jogadores. O único problema ficou por conta da conexão, que em alguns momentos caía de forma repentina, sem aviso, e quase sempre na última fase.
Considerações
Sonic Rumble tenta capturar o espírito divertido dos party games, mas fica preso entre o carisma da franquia e a repetição das partidas. O visual colorido e a leveza da jogabilidade até empolgam nas primeiras corridas, porém o sistema de progressão e a falta de variedade logo tiram o brilho da experiência.
Apesar disso, é uma tentativa válida da Sega de levar a franquia para outro tipo de experiência, mais voltada à diversão casual. Falta apenas encontrar o equilíbrio certo para que o jogo se torne mais duradouro e mantenha o espírito festivo que um party game precisa ter.
Sonic Rumble está disponível para PC e dispositivos móveis, podendo ser jogado gratuitamente.
Esta análise foi feita no PC, com acesso antecipado ao jogo gentilmente cedido pela Sega.