Ginwoo Onodera, skatista japonês de 15 anos, conquistou seu primeiro título no SLS Super Crown em São Paulo, superando grandes nomes como Nyjah Huston e Giovanni Vianna com manobras espetaculares e notas acima de 9.
O título masculino do SLS Super Crown tem um novo dono: a revelação Ginwoo Onodera, atleta de 15 anos do Japão, bateu nomes consagrados do skate street, mostrou um nível inédito no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e levou seu primeiro título de campeão da temporada da SLS neste domingo, 7.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Após Rayssa Leal conquistar o tetracampeonato, foi a vez dos homens definirem o campeão da temporada de 2025 da liga internacional de skate street.
O ginásio paulistano testemunhou o mais alto nível do skate mundial durante a decisão e o título foi decidido apenas na última manobra. Com Giovanni Vianna e Nyjah Huston já classificados, Ginwoo e os compatriotas Sora Shirai, Kaiari Netsuke, além do peruano Angelo Caro, enfrentaram a final.
Mas como quem estava ‘predestinado’ ao triunfo, Ginwoo não sentiu a pressão e celebrou sua primeira conquista do campeonato mundial de skate street: “Eu amo feijoada”, gritou o japonês, para delírio dos brasileiros, após a vitória.
Ao Terra, ele afirmou que a idade não é uma questão na disputa entre os principais skatistas do mundo e almeja mais, visando uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2028: "A idade não tem muito a ver, eu só quero fazer o meu melhor, com meu estilo e capacidade, em todos os eventos".
Representante do Brasil na final, Giovanni Vianna não teve boa sequência na decisão e ficou fora do pódio, que terminou com Sora Shirai, na vice-liderança, e Nyjah Huston, 3º colocado.
Como foi a final masculina
O ginásio paulistano testemunhou o mais alto nível do skate mundial durante a decisão e o título foi decidido apenas na última manobra. Com Giovanni Vianna e Nyjah Huston já classificados, Ginwoo e os compatriotas Sora Shirai, Kaiari Netsuke, além do peruano Angelo Caro, enfrentaram a final.
Como esperado, os skatistas trocaram de posições pela liderança a cada linha e a cada manobra, com direito a uma chuva de ‘9 clubs’, nome dado às manobras com nota 9 ou superior.
Mas Ginwoo dava todos os sinais de que daria uma briga difícil aos adversários pelo título mundial. Primeiro a abrir os trabalhos assim que a pista foi aberta para os treinos, o japonês também contou com o apoio da torcida brasileira após dar um ‘show’ de carisma.
Com a disputa pelo título valendo, o novato, que estreou em eventos de modalidade arena justamente na final, teve duas linhas de manobra perfeitas, pontuando 9.3 e 9.4, aumentando o sarrafo para os adversários.
Ainda assim, seus rivais estavam em sua ‘cola’: o heptacampeão Nyjah Huston tirou 9.2 com sua melhor sequência, enquanto o compatriota Sora Shirai marcou 9.1.
Já nas manobras individuais, Ginwoo se permitiu errar uma única manobra, e sua menor nota foi 7.8, emendando três notas superiores a 9 na sessão.
Por fim, com a briga se afunilando, o japonês se fez valer os erros dos adversários e a disputa ficou entre ele e Shirai, que liderou a final temporariamente após sua última manobra. Precisando cravar uma nota superior a 8.3, Ginwoo mostrou que merecia ao título ao conquistar 9.2, superando o compatriota para assumir o lugar mais alto do pódio.