Artilheiros e decisivos, Rayan e Vegetti alcançam marcas importantes no Vasco

Juntos, atacantes quebram escrita que durava 20 anos. Ambos foram os protagonistas da vitória sobre o Fluminense, pela Copa do Brasil

13 dez 2025 - 07h00
(atualizado às 07h00)
Rayan foi o grande destaque da vitória sobre o Fluminense e se tornou o artilheiro da Copa do Brasil.
Rayan foi o grande destaque da vitória sobre o Fluminense e se tornou o artilheiro da Copa do Brasil.
Foto: Matheus Lima/Vasco / Jogada10

Os gols de Rayan e Vegetti, na vitória sobre o Fluminense, por 2 a 1, não só deixaram o Vasco em vantagem na semifinal da Copa do Brasil, mas também confirmaram o faro artilheiro da dupla. O pirata voltou a ser o goleador máximo do futebol brasileiro, com 27 bolas na rede. Já o cria vascaíno, com 20 gols marcados, entrou no Top-8 de goleadores da temporada e, de quebra, divide a artilharia da Copa do Brasil, com Kaio Jorge. Ambos marcaram 5 vezes.

Além disso, Vegetti e Rayan alcançaram uma façanha no Vasco que não acontecia desde 2005, última temporada em que dois jogadores marcaram 20 gols ou mais. Na ocasião, Romário e Alex Dias fizeram uma dupla infernal para os adversários e marcaram 30 gols no ano. Neste século, isso também ocorreu em 2002, quando Romário e Ramon balançaram as redes 26 e 21 vezes, respectivamente.

Publicidade
Rayan foi o grande destaque da vitória sobre o Fluminense e se tornou o artilheiro da Copa do Brasil.
Foto: Matheus Lima/Vasco / Jogada10

Com 27 gols, Vegetti está próximo de entrar no Top-5 de artilheiros em uma única temporada pelo Vasco no século. O quinto colocado é Elton, que em 2009, marcou 28 gols. Romário (2005), Alex Dias (2005) e Leandro Amaral (2007), dividem o segundo lugar com 30 bolas na rede. O primeiro lugar pertence também ao Baixinho, que em 2001, marcou 42 gols.

Joia indomável

Já Rayan vem quebrando recordes e superando marcas de jogadores importantes da história do Vasco. Com 14 gols no Brasileirão deste ano, o atacante superou Roberto Dinamite, como jogador Sub-19 com mais bolas na rede em uma única edição da competição. O maior ídolo do clube, marcou 13 vezes, em 1973.

Rayan também superou Roberto Dinamite ao marcar 20 gols na temporada com apenas 19 anos. O maior goleador da história do Vasco conseguiu isso com 20 anos, em 1974, quando marcou 33. Romário também alcançou a marca de 20 gols com 20 anos, em 1986, quando fez 30.

Dessa forma, Rayan se notabiliza como a maior revelação do Vasco desde Philippe Coutinho. O atacante está de contrato renovado até 2028. No entanto, dificilmente vai permanecer no clube além do ano que vem. Portanto, torcedor, aprecie sem moderação.

Publicidade

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações