Abel Ferreira caiu no golpe do Vasco e vaga na final está aberta

Vasco está vivo na luta por uma vaga na final da Copa do Brasil após a derrota por 1 a 0

1 nov 2026 - 18h52
(atualizado às 18h53)
Resumo
O Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0 na ida da semifinal da Copa do Brasil, mas deixou a decisão aberta. Consciente da inferioridade técnica de seu elenco, o técnico Pedro Emanuel montou uma estratégia defensiva bem-sucedida, sofrendo uma desvantagem mínima e até criando chances de empatar. Com o placar apertado, o Vasco sai fortalecido pelo resultado e ganha plenas condições de buscar a virada e a vaga na final no jogo de volta, aproveitando a força de sua torcida em São Januário.

Quem viu o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil entre Palmeiras e Vasco pode ter ficado com a sensação de que o time paulista poderia ter definido a vaga na final já neste domingo. E poderia mesmo. Contudo, a equipe de Abel Ferreira fez 1 a 0 magro e deixou a decisão aberta.

Foto: Divulgação / Agência RTI Esporte
Foto: Divulgação / Agência RTI Esporte
Foto: Divulgação / Agência RTI Esporte / RTI Esporte

É esse o ponto que eu preciso destacar. Ninguém imaginou que o Vasco atacaria o Palmeiras dentro do Nubank Parque e que faria marcação pressão, ocupando o campo do adversário. Não vimos nada de diferente nessa afirmação hoje em São Paulo.

Publicidade

A primeira lição do técnico Pedro Emanuel foi reconhecer a qualidade do seu elenco quando comparada com o time do Palmeiras. Se eu sou mais fraco que o meu adversário, para que eu vou me expor? Ponto para Pedro Emanuel. A ordem era defender com qualidade e tentar jogar por uma bola. Se empatar, ótimo. Se perder de pouco, está bom. Se vencer, maravilha.

Acho que dá para concordar que o Palmeiras poderia ter feito pelo menos mais um gol. Mas, dentro do cenário proposto pelo Vasco, o Gigante da Colina teve chance clara pelo menos umas duas vezes, principalmente com Cuiabano, que perdeu dois gols feitos.

Vasco poderia ter empatado

Ou seja, perdeu, mas também não seria loucura afirmar que poderia ter saído de São Paulo com um empate. Mas vamos ao que interessa: Vasco vem para São Januário com a vaga aberta. Agora é ponto para a direção do clube.Não tem nada que jogar no Maracanã.

Sempre que for possível, independentemente de discussões com a dupla Fla-Flu, o Vasco tem que jogar em São Januário. Os jogadores sabem da força do time. A direção sabe da força do Vasco na Colina. Agora chegou a vez do Palmeiras sentir o gostinho de jogar na casa do Almirante.

Publicidade

Golpe português

Pedro Emanuel armou o golpe, e Abel Ferreira caiu. Em São Januário, não acredito que o Vasco vá se lançar como louco, mas vai usar muito mais a sua transição ofensiva rápida para chegar ao gol. E estamos falando de um gol, uma bola para igualar tudo.

No placar de hoje, foi 1 a 0 para o Palmeiras. Mas o vencedor foi o Vasco, que volta para o Rio de Janeiro em plenas condições de virar o resultado. Ah, e vocês vão ver o clima na Colina no próximo domingo. Não há clima de jogo melhor que a Barreira do Vasco. E eu falo isso, muito antes de ser modinha.

Cassiano Carvalho é jornalista, radialista, empresário e sócio-fundador da Agência RTI Esporte.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se